Patxi Vila é pego em um antidoping surpresa

Atualizado em 06 de maio de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O espanhol Patxi Vila foi pego em um exame antidoping surpresa, realizado pela União Internacional de Ciclismo (UCI). No teste do atleta, foi encontrada uma quantidade acima da permitida de testosterona, mas o ciclista da Lampre vai pedir a contraprova.

“Realizaram um teste surpresa em minha casa, no dia 3 de março. Nele foram encontrados níveis de testosterona acima do permitido pela UCI. A quantidade é ínfima, muito pequena, mas eles dizem que existe algo”, explicou Vila, que garante não ter usado qualquer tipo de substância ilegal.

“Poderia inventar uma desculpa, mas não vou fazer isso. Estou com a consciência tranqüila. Já conversei com minha equipe e eles me conhecem há anos. Sei que estou colocando minha carreira em risco, mas a única coisa que posso fazer é esperar a contraprova”, afirmou.

Patxi Vila já havia sido surpreendentemente retirado por sua equipe do Tour da Romandia, na última semana, quando liderava a classificação de montanha. Porém, a Lampre nega que a decisão tenha tido alguma relação com o suposto problema de doping.

“Estávamos desfalcados de um homem na Romandia, então perguntamos ao Vila se ele podia participar da disputa mesmo sem ter treinado o suficiente. Ele aceitou disputar somente algumas etapas, e já estava decidido antes que ele voltaria mais cedo para casa”, afirmou Andrea Appiani, assessora de imprensa da equipe, que afirmou ainda que todos no time italiano confiam no atleta.

“Recebemos a informação da UCI por fax e fomos informados de que o nível de testosterona encontrado é muito baixo. Vamos aguardar o resultado da contraprova antes de tomar qualquer decisão. Vila é um ciclista exemplar e confiamos nele”, concluiu.