Polêmica camisa

Atualizado em 29 de setembro de 2011
Mais em

Por Daniel Balsa

O fotógrafo Tim Da Waele divulgou a primeira foto de Mark Cavendish vestindo seu novo uniforme: a camisa arco-íris, honraria conquistada após ele ter vencido a prova de estrada do Campeonato Mundial de Ciclismo, realizado no último domingo (25), em Copenhague, na Dinamarca.

A imagem levantou a ira de Gerard Vroomen, um dos fundadores e presidentes da Cérvelo. O executivo viu uma série de irregularidades na imagem e as listou em seu blog. Veja abaixo a lista de erros que Vroomen encontrou.

– Os anúncios na parte da frente e de trás da camisa precisam estar em uma área de 10cm (com exceção do fabricante do material esportivo, a MOA, neste caso). Obviamente o S da Specialized não está nessa área permitida.

– O logo da Lezyne não é permitido. Talvez eles possam colocar a camisa para dentro do short e isso resolveria esse problema (o que talvez não fosse muito “pró”).

– Os logos na lateral da camisa não são permitidos.

– No peito pode ter o logo da UCI, não do World Tour.

-O logo da UCI deve ser do lado direto do peito, não do esquerdo.

– Os logos nas listras arco-íris da gola devem ser da UCI, não de patrocinadores.

– As listras arco-íris nas mangas precisam ser, pelo menos, 35 milímetros a partir da borda da manga. Eu nunca entendi essa regra, nos velhos tempos as listras do arco-íris eram a borda da camisa e que isso deixou o visual mais agradável, mas eu discordo.

Após listar todos esses problemas na camisa de Mark Cavendish, Vroomen – entendido do assunto já que Thor Hushovd, ciclista da Garmin-Cérvelo, utilizou o ano inteiro a camisa arco-íris e o logo da sua empresa teve de adaptar a essas regras – ainda questionou se a União Ciclística Internacional iria aceitar essa camisa, pois ela fere as normas da entidade máxima do ciclismo. O executivo ainda terminou seu post dizendo que se mudanças não forem feitas, a multa mínima por evento é de 10 mil francos suíços – cerca de R$ 20 mil.

Mas os indícios são de que essa camiseta é apenas uma peça promocional e que não será utilizada em provas. O próprio Mark Cavendish deu mostras disso ao publicar em seu twitter que a vestimenta ainda não tinha sido entregue para ele, aumentando ainda mais os boatos de que a “polêmica camisa” não deverá ser utilizada em competições.