Possível reviravolta

Atualizado em 16 de janeiro de 2012
Mais em

Por Fernanda Silva

Os treinadores Jayme Netto e Inaldo Sena, pivôs do escândalo do doping na equipe Rede Atletismo (relembre), em julho de 2009, recorreram à decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na última terça-feira (10). Após terem confessado a aplicação da substância proibida eritropoietina nos atletas Bruno Tenório, Lucimara Silvestre, Jorge Célio Sena, Josiane Tito e Luciana França, os treinadores foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) com o banimento definitivo do atletismo.

Impedidos também de exercer a profissão de professores de educação física por quatro anos, Netto, Sena e o advogado deles, Luciano Hostins, alegaram que a decisão do STJD de julgar os técnicos sem intimá-los foi equivocada e querem recorrer à pena mínima.

Após quase três anos cumprindo a sentença, Netto e Sena poderão voltar ao esporte em 2013, mas não sabem se voltarão para o atletismo. A sentença do CAS, última instância da justiça desportiva, leva entre um e dois meses para sair. Se a instituição aceitar a solicitação dos treinadores e voltar a sentença para os quatro anos de suspensão – pena mínima prevista pela CBAt -, o STJD terá que acatar a decisão.

Os atletas
Jorge Célio, Bruno Lins, Josiane Tito, Lucimara Silvestre e Luciana França foram suspensos por dois anos pelo STJD, pelo resultado positivo no exame antidoping feito em 2009. Atualmente, após a reclusão, os cinco atletas voltaram ao cenário esportivo. Em 2011, Bruno Lins foi finalista dos 200m no Mundial da Coreia do Sul, terminando em sexto lugar, e Lucimara ganhou a medalha de ouro no heptatlo no Pan de Guadalajara.