Primeira classificada para Pequim nos 42 km

Atualizado em 22 de abril de 2008
Mais em

No último domingo, 20/04, a alagoana Marily dos Santos venceu a 8ª edição da Maratona de Santa Catarina, realizada em Florianópolis, e conquistou o índice A, que a classifica para a maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim. O tempo da atleta foi de 2h36min21s, abaixo das 2h37 exigidas para a classificação. Marily é a primeira brasileira a conseguir a marca, enquanto no masculino sete atletas conseguiram o índice, mas apenas os três melhores garantem a vaga. Até agora os nomes são Marilson Gomes dos Santos, José Teles e Franck Caldeira.

Essa foi a primeira maratona da carreira da atleta que, além do índice, rendeu o recorde feminino da competição. “Não esperava chegar ao índice até porque era a primeira vez que estava fazendo uma maratona, mas treinei bastante e me senti bem na prova”, disse a alagoana logo após a corrida. Apesar da empolgação pelo bom resultado, a alagoana manteve cautela e disse que precisava esperar os resultados de outras atletas que competem fora do país.

O segundo lugar da disputa feminina ficou com Ilda Alves dos Santos, com o tempo de 2h42min35s. A atleta era a recordista anterior da prova e tinha a marca de 2h39min21s, conquistada em 2003. A terceira colocada da maratona foi Marizete Moreira dos Santos, com o tempo de 2h45min04s. Apesar de subir ao pódio, a corredora foi a menos contente com o resultado, isso porque ela tinha o índice B para as Olimpíadas, que garantiria a vaga caso nenhuma atleta conquistasse o A. Com o resultado da prova catarinense, Marizete ficou mais longe de Pequim.

O tempo chuvoso e a temperatura em torno dos 20°C foi uma dificuldade a mais para os atletas. A catarinense Márcia Narloch sofreu com as condições do tempo e abandonou a prova no quilômetro 27. A atleta, que estava determinada a conseguir o índice para as Olimpíadas, disse que sentiu seus músculos travados.

Recorde no masculino
Enquanto a disputa do índice foi a tônica da prova feminina, no masculino a quebra de recorde foi o principal atrativo da competição. A melhor marca, antes de Élson Gracioli (2h16min28s) conquistada em 2004, foi batida por Adriano Bastos. O paulista travou uma disputa acirrada com o queniano Eligy Kiprotich Tum até os últimos metros do percurso, mas levou a melhor com o tempo de 2h16min20s. O atleta do Quênia ficou em segundo, 2h16min25s, seguido pelo paranaense Marcos Alexandre Elias, com 2h18min10s.

Adriano Bastos comemorou sua melhor marca na distância e contou como foi a briga metro a metro durante quase todo o percurso. O atleta contou que até a metade da prova havia um pelotão de 15 atletas se revezando nas primeiras posições. “A partir daí, um grupo de quatros corredores, entre eles o queniano, abriu uma diferença. Cheguei a desanimar, mas não desisti. Fui ganhando força e, aos poucos, consegui tirar esta distância e passá-los. Ficou só o queniano na minha frente e vi que ele vinha controlando a prova. Achei que ele estava guardando tudo para o sprint final, mas não foi o que aconteceu”, falou.

:: Serviço
8ª Maratona de Santa Catarina
Data:
20 de abril de 2008
Horário: 8h
Distância: 42 km
Clima: chuvoso
Temperatura: 20ºC (média)
Umidade: 100% (média)
:: Resultados
Masculino

1º Adriano Bastos (Brasil) – 2h16min20s
2º Eligy Kiprotich Tum (Quênia) – 2h16min25s
3º Marcos Alexandre Elias (Brasil) – 2h18min10s
Feminino
1ª Marily dos Santos (Brasil) – 2h36min21s
2ª Ilda Alves dos Santos (Brasil) – 2h42min35s
3ª Marizete Moreira dos Santos (Brasil) – 2h45min04s