Primeiras passadas

Atualizado em 07 de junho de 2008
Mais em

Por Marina Gomes
Foto Fernanda Bozza

Neste sábado à tarde, dia 07/06, houve grande correria na pista de atletismo Ícaro de Castro Melo, no complexo esportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ginásio do Ibirapuera. Cerca de 2.300 crianças mostraram que o gosto pelo esporte começa desde cedo na corrida infanto-juvenil Corpore Batavinho.
Incentivados pelos pais, que na maioria dos casos também vestiam camisetas de corridas, os pequenos fizeram bonito. O intuito, no entanto, não era a competição, já que, sem chip de cronometragem, não houve pódio ou classificação. “Para os que fazem questão, temos um pódio aberto a todos para tirarem fotos, mas não queremos estimular a competição, mas sim o esporte”, afirmou o diretor executivo da Corpore Armando Santos.

Os professores de educação física Eduardo Brunello, 32 e Jéssica Brunello, 27, sabem da importância de incentivar desde cedo o espírito esportivo. “É a segunda vez que trazemos a Isabelle, e aqui é o lugar perfeito para ter contato com o esporte, com ótima estrutura e segurança”, disse o pai.

O funcionário público Silvio Luis Gaspar, 38, estava com o filho Lucas, 7. “Para ele tudo é uma grande festa. Porém, tenho outro filho, com 13, que não quis vir, pois ele gosta da questão da competição, e aqui e ele iria correr e sequer ter classificação. Acho que, quando eles crescem, isso faz com que percam o interesse”, comentou.

Além da corrida em si, os pequenos se divertiram com a estrutura montada, com cama elástica, piscina de bolinhas e outras brincadeiras para os que ainda tinham fôlego depois do circuito percorrido, que variava de 50 metros a 800 metros, de acordo com a idade da criança. Os nascidos em 2004 (4 anos) percorreram o menor trecho, enquanto os mais velhos, com 15 anos, tiveram que correr o maior deles.

Para recuperar as energias, cachorro quente, iogurte e pipoca. E para distrair, apresentação de capoeira, fotos com personagens infantis e, claro, a tão esperada medalha. “Ele gostou tanto que vai dormir com ela”, brincou Alessandro Luis de Oliveira Prete, 31, consultor, sobre o filho Arthur Prete, 5.

Além da corrida, houve, paralelamente, o 2º Circuito de Salto com Vara, com a presença da campeã pan-americana Fabiana Murer, que ensinou a garotada os primeiros passos na modalidade.

:: Serviço
Corrida Infanto-Juvenil Corpore Batavinho
Data:
7 de junho de 2008
Horário: 14h (largadas a cada 20 minutos, de acordo com a idade)
Distância: 50 m a 800 m, dependendo do ano de nascimento.
Clima: Nublado
Temperatura: 21ºC (média)
Umidade: 88% (média)
Postos de hidratação: 1
Participantes: 2.300
Inscrição: R$ 20 e R$ 15 (associados Corpore)
Premiação: medalhas a todos