Quenianos chegam forte para a São Silvestre

Atualizado em 22 de dezembro de 2010
Mais em

Por Fernanda Silva

Provando estar em ótima forma, o atual bicampeão da São Silvestre James Kwambai é um dos favoritos para a competição deste ano, que será no próximo dia 31, na cidade de São Paulo. O queniano de 27 anos ficou em quinto lugar na Maratona de Nova York, nos Estados Unidos, que foi realizada no dia 07 de novembro.

Kwambai, bicampeão da prova, tem no currículo conquistas como a Meia-maratona de Roterdã, na Holanda, em 2009, Maratona de Brescia, na Itália e de Pequim, na China, em 2006. Uma de suas vitórias na São Silvestre foi em 2009, quando ele assumiu a liderança até a linha de chegada, marcando 44min40s, dezoito segundos mais rápido que o compatriota Elias Chelimo.

O atleta terá ajuda de mais três quenianos, que estão desde agosto no Brasil: Barnabas Kiplagat Kosgei, Mark Korir e Mathew Kiptoo Cheboi. Todos já conquistaram bons resultados, como a primeira posição de Korir na 10 km Rio – Corrida Pan-Americana, na cidade do Rio de Janeiro, a vitória de Barnabas na Volta da Papulha, em 2006, em Belo Horizonte, Minas Gerais e a vitória no campeonato mundial de cross-country em 2007 de Barnabas, com apenas 21 anos.

Mulheres do Quênia

Desde 1991 a categoria maculina já venceu 12 vezes a São Silvestre, mas as quenianas não ficam atrás. Alice Timbilili, campeã de 2007, e Eunice Kirwa, vencedora da Meia-maratona do Rio são fortes candidatas a subir ao pódio este ano. Alice venceu a São Silvestre com o tempo de 53min07s (o recorde pertence à compatriota Hellen Kimayio, que marcou 50min26s, em 1993).

Já Eunice, bicampeã da Meia-maratona do Rio de Janeiro, virá para o Brasil sem a companhia do marido Joshua Kemei, vencedor da mesma prova, pois se contundiu recentemente. O grupo contará também com a queniana Bornes Jepkirui Kitur que liderou a Volta da Pampulha em 5 de novembro, e a africana Anastazia Msandai Ghamaa, da Tanzânia, quarta colocada na 10 km Rio.

Novidades

Os kits e as medalhas de participação, os chips descartáveis, novidade nesta edição, serão entregues nos dias 28 e 29 de dezembro, das 9h às 19h, e no dia 30 de dezembro das 9h às 17h, no Ginásio Mauro Pinheiro, localizado na Rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera. Como todos os anos, o material não será entregue no dia nem após a prova.

As novidades, como o chip descartável e as medalhas de participação, foram utilizadas para melhorar a organização da corrida e diminuir a aglomeração no fim da prova, segundo a organização da São Silvestre, pois era ao entregar os chips que os atletas recebiam as medalhas. Outra inovação é a entrega do número de peito que será disponibilizado no site da prova. Para mais detalhes acesse www.saosilvestre.com.br