Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O treino de fortalecimento muscular bem orientado e feito de forma global, compreendendo a ativação de diferentes grupamentos musculares, favorece a evolução do desempenho na corrida. Afinal, os músculos participam da movimentação, da estabilização e dão potência para o movimento, além de protegerem as estruturas do corpo.
Nesse contexto, os treinos com o método superset podem ser úteis para quem corre, pois além de trabalharem o fortalecimento muscular, são exercícios que também trabalham paralelamente a condição cardiorrespiratória.
Também chamado de “supersérie”, este tipo de treino une a prática do levantamento de peso com um tempo reduzido de repouso entre as séries. Nele, você acaba fazendo um alto volume de treino, com alta intensidade em um tempo reduzido. O que também é ótimo para quem prefere treinos rápidos.
O segredo dos supersets não está em levantar grandes cargas de peso. Pelo contrário! O método favorece um treino de alta intensidade mesmo com baixas cargas ou até com o peso corporal.
Eles pode ser dividido em dois tipos principais:
Nesta sequência que separamos no vídeo abaixo os exercícios utilizados trabalham o corpo todo (full body), de maneira global. Ela é ideal para quem quer começar a treinar com supersets em sua rotina, podendo ser realizada de duas a três vezes na semana.
O ideal é sempre consultar um profissional da educação física na hora de programar a sua divisão de treinos. Esta é apenas uma sugestão que pode ser incorporada a uma rotina já equilibrada de fortalecimento muscular. Os exercícios são os seguintes:
Os exercícios devem ser realizados em sequência. Por exemplo, agachamento + stiff devem ser realizados como se fossem um, sem intervalos entre eles, por três a quatro vezes. Você pode realizar um intervalo entre cada série de repetições de um mesmo exercício. Por exemplo:
Agachamento + stiff: 3 a 4 séries de 10 a 15 repetições para cada exercício com intervalo de 30 segundos entre cada série; após finalizar este primeiro exercício, parta para o segundo, seguindo a mesma regra: 3 a 4 séries de 10 a 15 repetições para cada exercício com intervalo de 30 segundos entre cada série. Assim por diante.
O conteúdo técnico de todos os vídeos desta série especial foram supervisionados por Luciano D’Elia, pioneiro em treinamento funcional no Brasil, fundador do sistema de treinamento CORE 360º e preparador de atletas de elite.
Compartilhar link