Tour de Santa Catarina é adiado

Atualizado em 26 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado de Santa Catarina e já provocaram mais de cem mortes, a Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) adiou a realização da 22ª Edição do Tour de Santa Catarina, uma das principais competições do ciclismo nacional, que vale pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) e seria disputada entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro.

“As cidades que fazem parte do roteiro da Volta de Santa Catarina não foram afetadas pelas enchentes, mas o acesso a estes locais está complicado. Além disso, também pensamos na segurança dos ciclistas. O estado todo está chocado, não existe clima emocional para a realização de um evento como este. O corpo de bombeiros, as policias civil, militar e rodoviária estão se dedicando integralmente às vitimas desta tragédia”, explicou João Carlos de Andrade, diretor geral da FCC.

Os responsáveis pela organização da prova aguardam o fim do estado de calamidade que atingiu o território catarinense e a autorização das autoridades locais para que uma nova data seja marcada, mas garantem que a competição será realizada.

“A nossa intenção era que o início da competição fosse adiado para dezembro. Mas parece que isso não será possível. De qualquer forma, se o Tour de Santa Catarina não for disputado até o final do ano, a prova será realizada em alguma data no primeiro semestre de 2009”, explicou Marco Antonio Barbosa, diretor técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). “Agora, dependemos de um rearranjo no calendário da UCI. A expectativa é que a competição seja realizada no final de fevereiro ou inicio de março. Dificilmente Santa Catarina voltará ao normal antes disso”, completou Andrade.

Mundial em risco
Como vale pontos para o ranking da UCI, a realização do Tour de Santa Catarina é de extrema importância para que o Brasil garanta vaga no próximo Mundial de Ciclismo, que será realizado entre os dias 23 e 27 de setembro de 2009, em Mendrisio, na Suíça.

“É essencial termos provas no país que contem para o ranking internacional, pois é muito difícil nossos atletas somarem pontos em competições no exterior. O ranking da UCI é calculado entre setembro e agosto, então não existe o risco do adiamento da Volta de Santa Catarina comprometer nossa classificação ao Mundial”, disse Andrade.

Vale lembrar que, em 2008, o Brasil não participou do Campeonato Mundial de Varese, na Itália, porque deixou de somar pontos importantes para o ranking da UCI devido ao cancelamento de algumas provas no país e as vitórias de atletas estrangeiros em outras.