Triatleta ativo.com é pódio em prova da FTERJ

Atualizado em 17 de outubro de 2011
Mais em

A ideia inicial era participar de seu primeiro Triathlon no Rio de Janeiro de uma forma descontraída, usando-o como treino, porém, o atleta ativo.com Ulisses Franceschi Eliano acabou voltando para casa com medalha no peito. O triatleta da edição 2011 do projeto “o ativo.com vai patrocinar você by Forten” conquistou o 2º lugar em sua categoria (35-39) e a 8ª posição na classificação geral da prova, em uma disputa de nível alto organizada pela FTERJ (Federação de Triathlon do RJ).

Além do pódio, Ulisses também fez o melhor pedal geral amador. “Eu me empolguei e fiz uma excelente prova”, contou o triatleta ativo, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h07min15s. A prova disputada por Ulisses teve distâncias olímpicas, ou seja, 1500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, e contou com cerca de 200 triatletas.

“Foi a primeira vez que participei de um triathlon no Rio de Janeiro. Já tinha ouvido falar que a federação de lá estava crescendo muito, que a qualidade da prova era boa e o nível melhor a cada ano. Fui lá conferir. A prova, indiscutivelmente, tem um custo x benefício excelente para os triatletas. Organização bacana e realmente um nível muito alto dos atletas, além de um clima de descontração típico dos amantes do triathlon”.

Segundo Ulisses, a natação foi dificultada pela água gelada, o que causou hipotermia em alguns atletas, atendidos pelo corpo médico da prova. “Na bike, os primeiros 10 minutos foram para me recuperar do frio. Pedalei o mais forte que consegui para esquentar, tremendo muito, mas fazendo muita força. Devo ter ultrapassado uns 20 atletas já nesta hora. Como meu pedal é normalmente minha “bala de prata”, mas ao mesmo tempo não conhecia o circuito, pedalei forte a primeira volta de 20 km, mas sem me desgastar tanto. Ultrapassei muitos atletas e, para minha felicidade, não vi grandes pelotões. Vi um ou outro atleta em grupo, mas nada comparado ao que estamos vendo no triathlon ultimamente em relação ao vácuo”, diz Ulisses.

“Na segunda volta, comecei a me aproximar dos primeiros atletas da prova, o que exigiu mais força nos pedais. Nesta segunda volta ultrapassar os atletas na bike não estava uma tarefa fácil, pois havia bons ciclistas no dia”, acrescenta.

Na transição para a corrida, o triatleta ativo estava na 11ª colocação na prova. “Parti para correr forte, mantendo uma média de 3:30min/km. Ultrapassei rapidamente dois atletas e uma dor de estômago muito forte me abalou com mais ou menos 3 km de prova. Deve ter sido reflexo de um suplemento diferente que tomei na bike. Corri o restante da corrida com esta dor, mas tentando segurar o ritmo, que deu uma caída. Ultrapassei mais um atleta na segunda volta de 5 km e terminei a prova bem satisfeito”.

Ao final da disputa, Ulisses estava feliz com seu desempenho. “Provas de curta distância não são minha especialidade, mas fiquei satisfeito. Esta prova da Federação de Triathlon do Rio de Janeiro é bem bacana e certamente ficará no meu radar daqui para frente”.