Valmir Nunes se despede dos mundiais de 100 km

Atualizado em 18 de abril de 2012
Mais em

Por Renan Santiago

Depois de conquistar o título de melhor corredor de 100 km do mundo, o santista Valmir Nunes voltará à Itália, na cidade de Seregno, para competir a 26ª IAU World Championships, no próximo domingo, 22. A prova será a sua despedida desse tipo de competição mundial.

“Será minha última participação nos mundiais de 100 km e espero correr bem. Será emocionante, muita coisa passará pela minha cabeça. Afinal, são 21 anos de dedicação às ultramaratonas, sempre com muita paixão, superação, para alcançar os meus objetivos. Nesses anos todos foram muitas alegrias, Santos e Brasil bem representados e muitos amigos conquistados. Digo que venci todas as provas que sonhei e algumas que nem imaginava”, afirma o ultramaratonista.

Valmir adianta que seus treinos preparatórios não foram como os de quando foi campeão. “Minha preparação foi 50% a 40% do que treinei em 1995. Média de 30 a 40 km de manhã e de tarde em Santos e São Vicente, em morros e areia da praia”, conta. Entretanto, a despedida se limita aos mundiais de 100 km. No dia 5 de maio, o fundista de Santos correrá no Campeonato Norte-Americano de 24 horas, em Ohio.

Mesmo aos 48 anos, o atleta já deu demonstrações neste ano de que continua a correr com excelência. Ele garantiu, em janeiro, o bicampeonato das 100 milhas (161 km) de Buffalo, nos Estados Unidos, com 14h56min33s, sob circunstâncias extremas de de frio e neve.

Valmir tem uma carreira invejável com mais de 30 vitórias em ultramaratonas. Dentre elas, uma de grande destaque: a de Badwater, considerada a mais difícil do mundo, com 217 km no Deserto do Vale da Morte, sob calor de mais de 50 graus.