Vigilância dobrada

Atualizado em 12 de agosto de 2011
Mais em

Em comunicado, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou, nesta quinta-feira, que adotará, pela primeira vez um forte programa antidoping no Mundial de Atletismo, que será disputado em Daegu, na Coréia do Sul, de 27 de agosto a 4 de setembro.

Todos os atletas inscritos na disputa serão obrigados a colher amostras de sangue, além das 500 análises de urina feitas após as competições. As mostras de sangue serão analisadas pela organização do Mundial em conjunto com o laboratório da Agência Mundial Antidoping (AMA), o comitê organizador local de Daegu, a agência antidoping do país e o centro de doping do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia.

A IAAF explicou que primeiro as amostras serão estudadas pelo laboratório para um controle hematológico e depois, ao final da competição, para posteriores análises. Os controles do laboratório vão verificar os parâmetros relevantes do perfil de cada atleta, método que a Federação considera como ferramenta chave na luta contra o doping.