XI Copa América de Ciclismo abre temporada de 2011

Atualizado em 15 de dezembro de 2010
Mais em

A Copa América de Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo abrirá a programação da modalidade em 2011 no dia 9 de janeiro. Os melhores ciclistas do país, no masculino e feminino, e destaques do exterior participarão da disputa, válida pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Mais um vez, a prova será no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.

A atração deste ano é a inclusão da categoria Geral, da qual poderão participar atletas de qualquer categoria a partir de 18 anos.

A programação oficial da XI Copa América da Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo começa às 9h com Hand Cycle, duas voltas; 9h30, Federado Masculino (Elite/Sub 23/Geral), 20 voltas; 11h, Federado Feminino (Elite/Jr/Geral), de 6 a 7 voltas. A entrada será franca ao público.

A composição da XI Copa América de Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo prevê até 21 equipes convidadas, sendo as 15 melhores equipes da Copa da República (se a equipe do vencedor não se enquadrar no regulamento, este receberá um convite, classificando automaticamente seu time), que acontecerá no dia 19 de dezembro, em Brasília, cinco times estrangeiros são convidados. Além deste, a prova ainda contará com a presença de ciclistas da categoria Geral, ou seja, atletas acima de 18 anos, de qualquer categoria, devidamente filiado em 2010 na federação de seu estado. O mesmo valerá para o feminino.

São 250 vagas no masculino e as inscrições já estão abertas no site oficial, www.copaamericadeciclismo.com.br, até o dia 4 de janeiro de 2011 ou até que o número limite seja atingido. A taxa de inscrição é de R$ 55,00, mas será concedido desconto passando a R$ 50,00. Para as categoria Federados, masculino e feminino, serão gratuitas, porém os mesmos deverão efetuar inscrição normalmente pelo site.

No ano passado, dois novos ciclistas entraram para a galeria de campeões da Copa América de Ciclismo. No masculino, o paraense Geraldo Souza Junior, da São Lucas Saúde/UAC, de Americana (SP), venceu com o tempo de 2h02min38seg para as 20 voltas em Interlagos, Já no feminino, a sul-mato-grossense Luciene Ferreira, da Scott/Marcondes César, de São José dos Campos (SP), levou a melhor completando as seis voltas em 46min32seg.