DivulgaçãoFoto: Divulgação

Boonen se torna primeiro ciclista a vencer com freio a disco

Atualizado em 31 de janeiro de 2017
Mais em Ciclismo

O belga Tom Boonen entrou para a história do ciclismo profissional ao se tornar o primeiro atleta a vencer uma prova utilizando uma bicicleta de estrada com freio a disco. O atleta da Quick-Step Floors ganhou a segunda etapa da Volta a San Juan, na Argentina, com uma bicicleta equipada com o polêmico sistema de frenagem.

Um veterano do ciclismo profissional, Boonen planeja correr utilizando freio a disco até sua aposentadoria, na clássica Paris-Roubaix, marcada para 9 de abril. Ele já venceu quatro vezes a prova, em que uma grande discussão sobre o uso deste tipo de equipamento foi levantada após um acidente com o espanhol Francisco Ventoso no ano passado.

“Estou orgulhoso de ser o primeiro profissional a vencer com freios a disco. Sempre fui um grande fã desta incrível melhora desde o começo. Ela não apenas melhora a segurança como te dá mais controle da bicicleta nas curvas”, disse Boonen.

 

 

Os freios a disco voltaram a ser permitidos pela União Ciclística Internacional (UCI) em 2017. A decisão foi tomada durante o Campeonato Mundial, em que Boonen foi medalha de bronze, depois de meses de discussão entre equipes, ciclistas e fabricantes. Uma das condições para a volta do sistema foi o arredondamento da borda dos discos, para evitar que eles sejam cortantes.

Nem todos os atletas, no entanto, concordaram com a decisão do órgão internacional. A Associação dos Ciclistas Profissionais (CPA) divulgou uma pesquisa em que 31% dos ciclistas se mostraram contrários ao uso do sistema. Quase 44% disseram aceitar testes do freio a disco, desde que três condições de segurança fossem atendidas: o arredondamento das bordas, o uso de proteções em volta dos discos e o uso desse sistema por todos os atletas do pelotão. Apenas 15% se mostraram totalmente favoráveis à decisão da UCI à época.