Ciclista acaba prova ensaguentada; holandesa que caiu no Rio é campeã mundial

Atualizado em 20 de setembro de 2017
Mais em Ciclismo

A ciclista britânica Lauren Dolan precisou superar um grave ferimento na perna para concluir a prova de contrarrelógio da categoria júnior no Mundial de Ciclismo de estrada, realizado na Noruega. Na disputa adulta do evento, a holandesa Annemiek Van Vleuten garantiu o lugar mais alto do pódio, pouco mais de um ano depois de fraturar a coluna vertebral em um acidente nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

O acidente de Lauren Dolan ocorreu na segunda-feira, durante a disputa da prova de contrarrelógio da categoria júnior do Mundial de Ciclismo. Com a pista molhada pela chuva, ela vinha com um bom tempo na primeira parte da disputa, mas não conseguiu escapar de um buraco na estrada e sofreu uma queda. 

Dolan deslizou sobre o asfalto com o lado direito do corpo, provocando ferimentos na coxa e no joelho. Mesmo com a perna sangrando bastante, ela se levantou, montou novamente na bicicleta e quis continuar o percurso. Ela concluiu a prova na 27ª colocação entre 47 participantes com 2min24s de diferença para a italiana Elena Pirrone, campeã.

Após a conclusão da prova, Dolan recebeu cuidados médicos em um hospital de Bergen, onde levou pontos nos cortes mais profundos. Ela usou sua conta no Twitter para agradecer os funcionários do hospital e a Federação Britânica de Ciclismo.

 

Redenção de holandesa após Rio 2016

Já na categoria adulta, o contrarrelógio feminino marcou a redenção da holandesa Annemiek van Vleuten, que sofreu um grave acidente quando liderava a prova de estrada dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. A queda no Brasil a deixou com uma concussão e três fraturas na coluna vertebral.

Pouco mais de um ano após o acidente nas estradas cariocas, Van Vleuten sagrou-se campeã mundial ao completar o trajeto de 21,1 km em 28min50s35, com 12 segundos de vantagem para sua compatriota Anna van der Breggen, medalha de prata. A australiana Katrin Garfoot completou o pódio.