Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Check-up mecânico: o que verificar na sua bicicleta antes da Copa VO2

Foto: Shutterstock

A Copa VO2 acontece daqui a menos de um mês (você já se inscreveu?), e, como a cada competição, cicloviagem ou rolê mais longo, é importante checar alguns itens na bike antes de ir para a largada, para evitar frustrações e tempo perdido na estrada. 

Conversamos com o Rafael Niro, da Trek, para saber o que checar na bicicleta para garantir um pedal suave. O ideal é fazer a vistoria da bici (ou levá-la a um mecânico de confiança) na semana antes da prova – e não na noite anterior, quando não há mais tempo para resolver problemas. Confira:

O que checar na bicicleta antes de uma prova:

 

>> Relação 

Cheque as condições da corrente, das coroas, do cassete e dos rolamentos. Se a prova tem muitas subidas (como a Copa VO2), pode ser boa ideia trocar sua relação usual por uma que facilite este tipo de trajeto. 

>> Freios 

Regulagem e condição das sapatas: Aqui, sua maior preocupação é o desgaste. As sapatas têm uma linha central que é seu indicador de limite de uso. Se a borracha está próxima deste limite, é melhor trocar as sapatas antigas por novas, principalmente se as condições da prova estiverem úmidas, já que frear pastilhas molhadas corrói a borracha mais rapidamente – você não quer frear metal com metal. Aproveite para garantir que o freio está na posição certa, paralelo à roda. Ajuste a tensão dos cabos dos freios para não exigir muita pressão em uma frenagem mais acentuada. 

>> Câmbio

Regulagem: Com a bike suspensa, passe por todas as marchas e verifique se as mudanças estão suaves e precisas. Se não estiverem, é relativamente fácil regular o câmbio apertando ou soltando o cabo, mas se você não se sente confiante para fazer isso em casa, vale a visita à bicicletaria. 

>> Pneus 

Condições e calibragem: Inspecione os pneus para encontrar quaisquer cortes ou pedaços “carecas”. Cortes pequenos, de menos de 3 mm, não representam um problema – se forem maiores do que isso, é melhor trocar o pneu. Se você conseguir ver a malha metálica do pneu através da borracha, também é hora de instalar um pneu novo. Observe também as laterais, e veja se a roda está girando alinhada. Encha os pneus com a calibragem ideal (indicada na banda lateral), um ou dois dias antes da prova. 

>> Ajustes gerais 

Verifique se as blocagens das rodas estão presas de forma correta (abra e feche para garantir que estão bem fechadas e paralelas ao garfo), cheque se pedais e pedivelas estão firmes, e aperte os parafusos do canote, mesa, guidão e porta-caramanhola. Limpe a bicicleta toda, prestando atenção especial à corrente, ao cassete e aos cabos

 

Leia mais

Copa VO2 leva ciclistas de estrada para as subidas de Campos do Jordão

7 maneiras de escalar melhor

Henrique Avancini: fé no poder da bicicleta e sucesso no MTB

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!