Contador encerra jejum de títulos

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Após um 2013 sem títulos, Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) voltou a comemorar uma conquista. Nesta terça-feira (18), o espanhol sagrou-se pela primeira vez campeão do Tirreno-Adriatico, adicionando mais um trofeu ao seu grande currículo.

Entre os principais demais triunfos do espanhol estão conquistas do Paris-Nice, Volta ao País Basco, Volta ao Algarve e as três grandes voltas do ciclismo (Giro d’Italia, Tour de France e Vuelta a España), feito alcançado por apenas cinco ciclistas na história.

A vitória veio após um ano apagado, em que Contador foi questionado até mesmo pelo chefe de sua equipe. Depois de voltar de sua suspensão por doping e ser campeão da Vuelta a España, “El Pistolero” foi colocado como um dos favoritos ao Tour de France 2013. No entanto, teve desempenho abaixo da expectativa ficando de fora do pódio. Desempenho este que gerou críticas de Oleg Tinkov, magnata russo que na época era um dos patrocinadores da equipe.

No final de 2013, Oleg Tinkov comprou a Saxo-Tinkoff, que agora se chama Tinkoff-Saxo. Apesar dos boatos que poderia sair, Contador permaneceu no time com o qual tem contrato até 2015.

A última etapa do Tirreno-Adriatico foi um contrarrelógio individual de apenas 9,1 km. Rápido e plano, não colocou em risco o título de Contador. O espanhol terminou a competição com 2min05s de vantagem para Nairo Quintana (Movistar). Seu companheiro de equipe Roman Kreuziger ficou em terceiro.

O melhor do dia foi o italiano Adriano Malori, que completou o percurso em 10min13s. De maneira surpreendente, o ciclista da Movistar superou os favoritos Fabian Cancellara (+6s), Bradley Wiggins (+11s) e Tony Martin (+15s).

Resultados 7ª etapa

1. Adriano Malori (Movistar) – 10min13s
2. Fabian Cancellara (Trek) +6s
3. Bradley Wiggins (Sky) +11s
4. Tony Martin (Omega Pharma) +15s
5. Tom Dumoulin (Giant-Shimano) +19s

Classificação Final

1. Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) – 25h28min45s
2. Nairo Quintana (Movistar) +2min05s
3. Roman Kreuziger (Tinkoff-Saxo) +2min14s
4. Jean-Christophe Peraud (Ag2r) +2min39s
5. Julian Arredondo (Trek) +2min54s