ShutterstockFoto: Shutterstock

Direitos e deveres que todo ciclista deve saber

Atualizado em 19 de agosto de 2019
Mais em Ciclismo

Hoje é celebrado o dia do ciclista, aquele que ama pedalar por todos os lugares. Esta data foi oficializada e aprovada no Brasil com o intuito de estimular o uso da bicicleta pelos cidadãos, a prática da cidadania, criar uma mobilidade mais sustentável e plural, principalmente, para promover e aprimorar a educação e paz no trânsito.

Segundo o Sistema Único de Saúde, 11.741 brasileiros foram internados por acidente com bicicleta no ano passado, gerando um prejuízo de mais de 14 milhões de reais ao SUS.

Geralmente, as pessoas que se envolvem neste tipo de acidente, costumam adquirir sequelas irreparáveis, como por exemplo, traumas na cabeça, coluna, pernas e braços, ficando impossibilitados de fazer suas atividades diárias, e até mesmo pedalar.

Quando estas sequelas se agravam, pode levar à morte, como aconteceu com o biólogo brasiliense, Pedro Davison, de 25 anos. Ele foi atropelado em uma via em Brasília que era fechada aos domingos para o tráfego de veículos. Tanto que, após o acidente, o país resolveu criar o dia do ciclista, em sua homenagem, afim de conscientizar os cidadãos sobre os perigos e benefícios de pedalar pelas cidades.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, está promovendo durante todo o mês de agosto, campanhas online e presenciais sobre os direitos e deveres dos ciclistas, para conscientizar e incentivar a população a pensar e agir com cidadania e mais segurança.

Direitos e deveres dos ciclistas estabelecidos pela SBOT:

Utilizar os acessórios básicos exigidos por lei

Buzina, espelho e adesivos refletores na parte frontal, traseira e lateral dos pedais da bicicleta.

Utilizar os acessórios recomendados, mas que não são obrigatórios

Cotoveleira, joelheira e capacete.

Pedalar na calçada

É permitido apenas quando houver sinalização autorizando o tráfego por aquele espaço. Caso contrário, o ciclista deve descer da bike e empurrá-la pela calçada.

Circulação na rua

É permitida a circulação pelas bordas da pista, no mesmo sentido de tráfego dos carros. Nunca pedale na região de passagem dos carros ou entre eles.

Respeite o semáforo

É proibido ultrapassar o sinal vermelho. A regra válida para todos os tipos de veículos e pedestres, também é válida aos ciclistas.

Proibido pedalar alcoolizado

Pedalar após o consumo de bebida alcoólica pode resultar em multa e até prisão.

Faça dos seus direitos e deveres o seu aliado para a vida!