Mais medalhas em 2016?

Atualizado em 29 de julho de 2016
Mais em Ciclismo

Por Aline Rodrigues

A disputa no ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, pode dar mais uma oportunidade aos atletas. E, caso o Comitê Olímpico Internacional (COI) aceite a sugestão da União Ciclística Internacional (UCI) o evento terá 12 medalhas na categoria pista.

De acordo com o site Cycling News, atualmente há cinco medalhas de ouro para homens e outras cinco para mulheres, divididos entre três provas de velocidade e duas de resistência. No entanto, a nova medalha será na perseguição individual.
O presidente da UCI, Pat McQuaid, afirmou que irá sugerir a sexta categoria.

“Óbvio que gostaríamos de ter mais medalhas e mais eventos, mesmo se precisarmos contar com os atletas que competirão na estrada. Mas, o COI também avalia a audiência internacional para as provas de ciclismo. Nós vamos apresentar uma proposta para buscar mais medalhas.”

A pretensão é que os ciclistas de estrada possam participar da competição, já que disputam apenas duas provas. “Gostaria que tivéssemos três disputas de velocidade e três de resistência. A maneira para atrairmos os ciclistas de estrada a serem envolvidos em corridas de pista, que é importante”, contou McQuaid ao Cycling News.

Apesar na resistência do Comitê, a UCI persiste. “Temos que ir ao COI e pedir outra medalha. Ela estaria dentro do contingente de atletas que temos, mas cabe a eles (Comitê) decidir, e existem outros esportes também a procura de mais medalhas. Até agora, o COI tem resistido, mas nós vamos tentar fazer uma análise do sucesso aqui”, pensando na audiência que pode gerar durante a transmissão dos Jogos.