Os favoritos no Paris-Roubaix

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Está na hora de levantar a poeira. Neste domingo (13) acontece o Paris-Roubaix, terceira monumental (grupo com as cinco principais provas de um dia do ciclismo) do ano. Saindo do norte de Paris (França) e indo em direção a Roubaix, (na fronteira com a Bélgica), os ciclistas terão 257 km de percurso, sendo uma boa parte deles nos famosos 'pavés'.

São poucas as mudanças do trajeto em comparação ao ano passado. A principal é a retirada dos trechos de pavés em Saint-Martin-sur-Ecaillon (2,3 km) e Quérénaing à Maing (2,5 km) e a adição de Vertain à Haussy (0,9 km), Saulzoir à Verchain-Maugré (1,2 km) e Quérénaing à Famars (1,2 km). Com isso serão 1,5 km a menos de paralelepípedos em relação a 2013 dando um total de 51,5 km de trecho nos pavés.

Image and video hosting by TinyPic

E assim como o trajeto, o grande favorito ao Paris-Roubaix segue o mesmo. Atual campeão, Fabian Cancellara (Trek) vai em busca de sua quarta vitória (também venceu em 2006 e 2010). Um novo título o coloca no grupo de maiores vencedores da competição – os belgas Roger De Vlaeminck (1972, 1974, 1975 e 1977) e Tom Boonen (2005, 2008, 2009 e 2012). 

Boonen que volta ao "Inferno do Norte" (como é conhecida a prova) após ausentar-se em 2013. Neste ano, o ciclista da Omega Pharma foi 5º no Gent-Wevelgem e 7º no Tour des Flandres.

Mas o ciclista que é apontado como maior rival de Cancellara no ano é Sep Vanmarcke, atual vice-campeão do Paris-Roubaix. Em 2013, o belga de 25 ano entrou com Cancellara no velódromo de Roubaix protagonizando uma perseguição individual antes da linha de chegada. Top-5 em cinco provas de paralelepípedos do ano, o atleta da Belkin vai em busca de sua primeira monumental da carreira.

Caso semelhante ao de Peter Sagan, o explosivo ciclista da Cannondale que também busca sua primeira monumental. No entanto, desta vez o eslovaco não entra como um dos principais favoritos, principalmente após não conseguir acompanhar o ritmo de Vanmarcke e Cancellara no último Tour des Flandres. Volta ao Paris-Roubaix após ausentar-se dois anos da competição.

Outras atrações do Paris-Roubaix serão o russo Alexander Kristoff (Katusha), vencedor do Milan-Sanremo, a dupla da BMC Taylor Phinney e Greg Van Avermaet, o trio da Sky Bradley Wiggins, Geraint Thomas e Edvald Boasson-Hagen, os escudeiros de Boonen na OPQS Niki Terpstra e Zdenek Stybar e John Degenkolb (Giant-Shimano).