DivulgaçãoFoto: Divulgação

Ciclista canadense morre atropelado e comove comunidade local

Atualizado em 11 de outubro de 2017
Mais em Ciclismo

O ciclista canadense Clément Ouimet, de 18 anos de idade, morreu após ser atingido por um carro em Montreal, na última semana. O motorista teria feito uma manobra proibida e atingido o atleta da equipe The Pack, que treinava em uma popular rota para ciclistas na cidade canadense. Ele foi levado ao hospital mas não resistiu aos ferimentos.

A The Pack soltou uma nota oficial dois dias após o acidente: “Perdemos um excelente companheiro de equipe, mas, acima de tudo, o melhor dos amigos.”

Após a notícia, diversas homenagens tomaram conta da comunidade ciclística no Canadá. No último domingo, dia 8, seu pai vestiu o número de identificação de Ouimet em uma competição em que ele participaria, enquanto sua irmã fez parte da prova como um gesto simbólico e os colegas de sua ex-equipe, Espoirs Élite Primeau Vélo, compartilharam algumas memórias da amizade.

No dia 10, centenas de pessoas pedalaram pelo Monte Royal, local do acidente, em homenagem ao atleta e levantaram questões sobre a segurança dos ciclistas na cidade. Já são quatro mortes nos últimos três meses. A via em que houve a colisão, Camillien-Houde Way, é utilizada por muitos carros e não conta com separação física entre as duas mãos.

O prefeito de Montreal,  Denis Coderre, anunciou em seu Twitter que irá criar um grupo de estudos para discutir a permanência do acesso dos carros à estrada do acidente. Farão parte dele a Vélo Quebéc, organização sem fins lucrativos defensora dos ciclistas;  e a Les Amis de La Montage, grupo que zela pela preservação do Monte Royal, entre outras organizações.

Ouimet era conhecido por sua paixão pelo esporte e já havia obtido alguns resultados promissores, como o quinto lugar na IBike Crit e o sétimo no Grand Prix Cycliste Charlevoix.