Grame Raeburn, designer da Rapha, é um dos criadores do Festive 500Foto: Grame Raeburn, designer da Rapha, é um dos criadores do Festive 500

Pedale 500 km para celebrar o Natal e o ano novo

Atualizado em 21 de dezembro de 2017
Mais em Ciclismo

Se você ainda não tem planos para o período entre o Natal e o ano novo, a Rapha tem uma sugestão: pedalar 500 km entre a véspera do Natal e a véspera do ano novo. O desafio, chamado de Festive 500 (os “500 festivos”) foi lançado há sete anos pela marca, famosa por suas vestimentas e acessórios ciclísticos sofisticados (e caros).

O projeto não é uma competição, e sim um incentivo para que ciclistas do mundo todo esquentem o selim no final do ano. Para participar, basta acessar a página do evento no Strava e clicar no botão entrar. Aí é pedalar e registrar as quilometragens.

Em 2016, 82.376 ciclistas tentaram concluir o Festive 500, e 17.373 conseguiram (cerca de 21% dos participantes). Nos países do hemisfério norte, em que final do ano é sinônimo de inverno, muitas vezes é preciso enfrentar temperaturas extremamente baixas para encaixar horas de pedal no fim ou no começo do dia. E, em qualquer lugar, é preciso dedicação para encaixar 500 km rodados em uma época cheia de compromissos sociais.

Este ano, mais de 56.000 pessoas já se inscreveram, e os concluintes poderão escolher entre uma medalha digital e um emblema em tecido para comemorar o feito. Também há prêmios para as melhores participações com fotos, vídeos e trabalhos artísticos.

Se você vai encarar os Festive 500, siga estas dicas para aumentar suas chances de completar o desafio:

Planeje sua rota com antecedência. Saber o quanto e por onde você pretende pedalar a cada dia ajuda a dividir a empreitada em blocos menores, e encarar os 500 como uma série de pedais mais simples de conquistar.

Comece cedo. É mais fácil acumular quilômetros logo pela manhã, quando ainda não há outras demandas no seu caminho. Se sobrar tempo, você ainda pode pedalar alguns quilômetros a mais do que o planejado inicialmente.

Mantenha-se motivado. Tente inserir pontos de interesse no seu percurso, para ganhar aquele empurrãozinho extra quando o cansaço bater. Um local que você sempre quis visitar, um novo café ou a ida a uma cidade vizinha podem ser boas ideias. Estrear um presente de Natal (uma jersey cobiçada, um selim mais confortável ou até um par de meias novas) também serve de incentivo.

Comece com gás total. Tente acumular a maior quilometragem possível logo nos primeiros dias (mas sem extrapolar seus limites!). No final do desafio, será mais fácil completar os 500 km se faltar pouco.

Prefira o plano. Não que você não possa encarar algumas subidas para dar mais graça ao pedal, mas é mais provável que você tope passar horas no selim se o esforço não for tão grande.

Planeje um dia de folga no Natal. É bom descansar as pernas e passar momentos gostosos com a família – para depois voltar correndo para a bike.