Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Prova de estrada: dicas de nutrição para antes, durante e depois

Em uma prova de estrada caracterizada por muito esforço físico, a perda de nutrientes é altíssima, e é necessário repô-los para evitar lesões e outros tipos de problemas.

Para ajudar com esta questão, conversamos com a nutricionista Priscila Di Ciero, que deu algumas dicas de como se alimentar antes, durante e depois da prova.

Antes: mantenha a simplicidade

Para começar, a nutricionista afirma que a hidratação ideal é chave para que tudo corra bem. Ingerir líquidos como água de coco e bebidas esportivas é necessário até mesmo antes da prova – durante e depois, também.

Chegando o dia da prova, a dica é não tentar fugir da sua rotina no desjejum: “Não queira comer um açaí se você tem o habito de comer pão com geleia e café com leite”. Ela explica que a ansiedade pode fazer com que o organismo “estranhe” os alimentos novos, aumentando o risco de um mau funcionamento do intestino. Para dar uma energia a mais, ela recomenda que a sobrecarga de carboidratos seja feita na noite anterior, ou até mesmo aumentando as quantidades em seu café da manhã.

Priscila ressalta que, ao enfrentar uma competição de alta dificuldade, o ideal é que o atleta procure um nutricionista para orientá-lo a ter refeições mais saudáveis durante toda a sua preparação, pois de nada adianta tentar mudar os hábitos em um tempo muito curto.

 

Leia mais

Checklist: o que levar com você para pedalar uma prova de estrada

Saiba como se preparar para as subidas da Copa VO2

Check-up mecânico: o que verificar na sua bicicleta antes da Copa VO2

 

Durante: hora dos suplementos

No decorrer da prova, o corpo perde grandes quantidades de sais minerais e carboidratos. Para recarregar as energias, Priscila recomenda escolher apenas uma opção de um cardápio bem variado: géis de carboidrato, bebidas à base de palatinose ou maltodextrina e barras energéticas. Além disso, as cápsulas de sal também podem ser de grande ajuda aos ciclistas, evitando problemas como hiponatremia, náuseas e vômitos.

Depois: muita proteína

A nutricionista indica algumas sugestões com bastante proteína para acelerar sua recuperação pós-prova. Confira as receitas:

  • Shake de proteína com água de coco e pão com queijo e um pouco de geleia
  • Shake de proteína batido com um pedaço de batata doce cozida e canela
  • Iogurte batido com fruta, canela, aveia em flocos e crepioca recheada com queijo
  • Tapioca recheada com ovos mexidos e suco de laranja, beterraba e cenoura

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!