Tour de France 2019 sairá de Bruxelas em homenagem a Merckx

Atualizado em 19 de janeiro de 2018
Mais em Ciclismo

O 106° Tour de France começará com duas etapas em volta de Bruxelas, capital da Bélgica, de acordo com o anúncio feito pela organização da prova na última terça (16). O Grand Départ belga comemora duas coisas distintas: o centenário da camisa amarela e a primeira vitória de Eddy Merckx no TdF.

A principal prova de ciclismo do mundo partirá da capital belga no dia 6 de julho de 2019. Será a quinta largada oficial belga, a segunda em Bruxelas (a primeira foi em 1958).

A primeira etapa verá o pelotão atravessar algumas montanhas que unem a história da corrida com a história do ciclismo belga. Será uma etapa em “linha reta”, que favorecerá mais uma vez os sprinters – nove anos após a vitória de Alessandro Petacchi nas ruas de Bruxelas. O percurso deve cruzar a cidade, incluindo uma subida ao Muro de Grammont, ícone da Volta a Flandres. 

 

 

No fim da etapa os ciclistas irão rumo a cidade de Woluwe-Saint-Pierre, onde Eddy Merckx ganhou pela primeira vez a camisa amarela, pedalando para o que seria seu primeiro sucesso na classificação geral, em 1969.

No dia seguinte, um contrarrelógio por equipe honrará os grandes monumentos da capital belga, passando pelo Palácio Royal e o Atomium, prédio conhecido por sua arquitetura singular. Será um primeiro encontro para os que desejam cavar um lugar de honra ao lado de Eddy nos laureados do Tour. 

Eddy Merckx

Conhecido pelo apelido de Canibal, o belga Eddy Merckx é amplamente considerado um dos maiores ciclistas de todos os tempos, tendo vencido o Tour de France pela primeira vez em 1969.

Ao longo de sua carreira, conquistou 34 etapas da prova e foi campeão geral cinco vezes, feito obtido também apenas por Jacques Anquetil, Bernard Hinault e Miguel Indurain.

Em seu currículo constam ainda cinco vitórias no Giro d’Italia e três no campeonato mundial.