Lançado primeiro roteiro de cicloturismo do Brasil

Atualizado em 01 de agosto de 2016
Mais em Cicloturismo

 Primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para o cicloturismo teve seu lançamento oficial durante o V Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, entre os dias 2 e 5 de novembro, em Timbó, Santa Catarina. São cerca de 300 km passando por oito municípios, em um trajeto quase todo composto por estradinhas de terra.

O Circuito Vale Europeu, cujo trajeto foi planejado do ponto de vista de quem pedala, foi traçado priorizando as estradinhas de terra mais bonitas e tranqüilas, o Circuito tem um total de 300 km com início e término na cidade de Timbó, localizada a 30 km de Blumenau e Pomerode, e pode ser dividido em parte alta e parte baixa.

A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. E, a parte alta, sobe a serra em direção às represas, que ficam cerca de 700m de altitude. Ambas com muita natureza e estradas de terra agradáveis, que permitem ao cicloturista contemplar a natureza.

As distâncias diárias são em média de 50 km. É possível pedalar todo o percurso e ainda fazer muitas paradas para descansar, apreciar o visual, conversar com pessoas e fotografar. Ao final de cada dia, chega-se sempre a um ponto de apoio, isto é, um local para comer e dormir, que pode ser numa cidade ou numa pousada.

A idéia é que o ciclista, antes de iniciar o percurso, receba um livreto-guia e uma credencial, a qual ele carimba conforme vai cumprindo o trajeto do Circuito do Vale Europeu, que passa por Timbó, Pomerode, Indaial, Rodeio, Dr. Pedrinho, Alto Cedro e Palmeiras até chegar em Timbó novamente.

A REGIÃO

A região onde passa o Circuito possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

Outro aspecto interessante do Circuito é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes.

Durante as pedaladas, o cicloturista poderá, por exemplo, observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranqüilo das pessoas do campo.

A tradição do ciclismo é também um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte. Na cidade de Timbó, por exemplo, existe praticamente uma bicicleta para cada habitante. Por isso, o cicloturista é encarado com muita naturalidade e encontra uma ótima receptividade.

Além do Circuito a ser percorrido de bicicleta, a região possui diversas opções e infra-estrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas.

Para mais informações sobre o roteiro completo do Circuito Vale Europeu acesse o site do Clube de Cicloturismo – www.clubedecicloturismo.com.br