Bardiani vence outra no Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

A Bardiani segue surpreendendo. Após a vitória de Marco Canola na última sexta-feira, a equipe convidada venceu neste sábado (24) mais uma etapa no Giro d'Italia em novo dia de sucesso da fuga. E desta vez em um duríssimo dia com quatro montanhas categorizadas e chegada no alto de Oropa. O responsável pelo novo feito foi Enrico Battaglin, que surpreendeu Dario Cataldo (Sky) na chegada ao ultrapassar o adversário na meta final. Jarlinson Pantano (Colombia) foi o terceiro.

Já entre os ciclistas que brigam pelo título uma grande movimentação. Nos últimos quilômetros, Domenico Pozzovivo (Ag2r) e Nairo Quintana (Movistar) conseguiram desgarrar-se do maglia rosa, Rigoberto Urán, abriram vantagem e tiraram mais de 20s de desvantagem na classificação geral.

Urán que no final acabou perdendo tempo para todos os concorrentes. Até mesmo Cadel Evans (BMC), em tese o mais fraco na subida, cruzou com 5s de vantagem sobre o colombiano, que segue como líder do Giro d'Italia.

A 14ª etapa do Giro foi mais uma em memória a Marco Pantani. Desta vez foram 164 km entre Agliè e Oropa, local em que o italiano conquistou uma inesquecível vitória em 1999.

Uma fuga com 21 ciclistas formou-se no início. Entre os ciclistas do grupo estavam Enrico Battaglin, Dario Cataldo e Jarlinson Pantano, os três primeiros do dia. O grupo cruzou junto as duas primeiras GPMs da etapa: La Serra (3ª categoria) e Alpe Noveis (1ª categoria), ambas vencidas por Wellens (Lotto-Belisol). 

No grupo dos favoritos, Pierre Rolland (Europcar) e Ryder Hesjedal (Garmin-Sharp) foram os primeiros a atacar. A dupla conseguiu manter uma ligeira vantagem sobre o pelotão principal até o final da prova, o suficiente para colocar Rolland no top-10 da classificação geral. Já na fuga, diversos ataques começaram, com Nicolas Roche levando os pontos na 3ª montanha do dia (Bielmonte, GPM 2).

O trecho final da prova (descida de Bielmonte e subida em Oropa) foi extremamente movimentado com diversos mini-grupos se formando entre o líder e o grupo do maglia rosa. No início da última subida, Albert Timmer (Giant-Shimano) e Quinziato (BMC) lideravam quando o ciclista da BMC precisou trocar a bicicleta após um problema mecânico. Com isso, Timmer seguiu na lideraça até os últimos quilômetros, quando Cataldo, Pantano e, posteriormente, Jan Polac (Lampre-Merida) alcançaram o holandês. O grupo entrou junto no trecho plano que levava à meta final. Neste instante, alguns atletas da fuga começaram a se aproximar, entre eles Battaglin e Roche. Cataldo, Pantano e Battaglin foram os ciclistas que disputaram o sprint final, com Battaglin ultrapassando Pantano e Cataldo nos últimos metros em uma das chegadas mais emocionantes deste Giro.

Enquanto isso, no grupo do maglia rosa, Domenico Pozzovivo foi o primeiro a atacar, levando junto Nairo Quintana. A pequena dupla conseguiu abrir vantagem de 20s sobre Urán, que sobrou nos últimos metros sendo ultrapassados por todos os seus principais concorrentes: Kelderman (Belkin), Evans (BMC), Majka (Tinkoff-Saxo) e Aru (Astana). Apesar do revés, Urán manteve a maglia rosa por mais um dia.

O Giro prossegue neste domingo (25) com nova etapa de alta montanha. Serão 225 km entre Valdengo e Plan di Montecampione.

Resultado 14ª etapa
1. Enrico Battaglin (ITA) Bardiani – 4h34min41s
2. Dario Cataldo (ITA) Sky mt
3. Jarlinson Pantano (COL) Colombia +7s
4. Jan Polanc (ESQ) Lampre-Merida +17s
5. Nicolas Roche (IRL) Tinkoff-Saxo +22s
6. Albert Timmer (HOL) Giant-Shimano +26s
7. Emanuelle Sella (ITA) Androni-Giocattoli +28s
8. Mattia Cattaneo (BEL) Lotto-Belisol +33s
9. Tim Wellens (BEL) Lotto-Belisol +39s
10. Ivan Santaromita (ITA) Orica-GreenEdge +54s

Classificação geral após 14 etapas
1. Rigoberto Urán (COL) Omega Pharma – 57h52min51s
2. Cadel Evans (AUS) BMC +32s
3. Rafal Majka (POL) Tinkoff-Saxo +1min35s
4. Domenico Pozzovivo (ITA) Ag2r +2min11s
5. Wilco Kelderman (HOL) Belkin +2min33s
6. Nairo Quintana (COL) Movistar +3min04s
7. Fabio Aru (ITA) Astana +3min16s
8. Wout Poels (HOL) Omega Pharma +4min01s
9. Pierre Rolland (FRA) Europcar +5min07s
10. Robert Kiserlovski (CRO) Trek +5min13s