Começa a ganhar forma

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

Os maiores favoritos à vitória final do Giro d´Italia começaram, finalmente, a se destacar. Considerada a primeira das decisivas provas da competição, a 10ª etapa, disputada nesta terça-feira entre Lido Di Camaiore e Santuario Nostra Signora Della Guardia, teve chegada em montanha e viu os quatro nomes mais cotados da competição desempenharem um bom papel e chegarem entre os sete colocados.

Vencedor da etapa, o italiano Leonardo Piepoli (Saunier Duval) não é, no entanto, um dos favoritos citados acima. Em sua equipe, o escolhido para lutar pela vitória final é o bicampeão Gilberto Simoni, o quarto colocado na etapa de hoje.

Tampouco Andrea Noè (Liquigas) está entre os mais cotados para a vitória. Porém, é ele quem veste a camisa rosa. Mantendo-se no primeiro pelotão durante a emblemática escalada do Santuario Nostra Signora Della Guardia, Noé foi o décimo colocado na etapa e é o terceiro ciclista de sua equipe, depois de Enrico Gasparotto e Danilo Di Luca, a vestir a “maglia” rosa na competição.

A propósito, Di Luca, líder da Liquigas, havia previsto como seria a proa de hoje. Na última semana, ao fim da sexta etapa, quando perdera a camisa rosa para Marco Pinotti (T-Mobile), o italiano afirmou que as primeiras etapas não seriam decisivas e que apenas na décima prova – a de hoje – começaria a ficar definido quem realmente poderia ter pretensões de vitória.

Dito e feito. Di Luca foi bastante combativo na subida do Santuario Della Guardia e por apenas 18 segundos não venceu a etapa. Além do mais, outros atletas, como Paolo Savoldelli (Astana), bicampeão do Giro, e Damiano Cunego (Lampre), campeão em 2004, mostraram por que estão entre os favoritos e cruzaram a linha de chegada em sexto e sétimo colocado, respectivamente.

Bravo quarteto
Contando com três subidas de grau de inclinação média próxima dos 10%, a etapa de hoje estava propícia a ataques. E a primeira hora de prova foi marcada por ataques, que visavam a conquista de metas volantes ou, as mais pretensiosas, ameaçavam resistir até a meta.

O sexteto formado pelo quarteto formado por Ivan Parra (Cerâmica Panaria), George Hincapie (Discovery), Alberto Losada (Caisse d´Epargne), Fortunato Baliani (CeramicaPanaria), Mauricio Cano (Rabobank) e Hubert Dupont (Ag2r) resistiu durante grande parte da prova, até que se desmanchou e tornou-se um quarteto, com Dupont e Cano ficando para trás. Aliás, Hincapie teve um pneu furado, também ficou para trás por um tempo, mas se recuperou e se juntou ao trio.

Os quatro atletas foram sendo neutralizados aos poucos pelo pelotão. O último deles, o colombiano Ivan Parra atacou quando estavam ainda em quarteto e só foi engolido quando faltava cerca de 10 quilômetros para a linha de chegada.

Depois disso, durante a ultima escalada, houve inúmeros ataques. Di Luca chegou a realizar uma fuga, mas desistiu. O luxemburguês Andy Schleck (CSC) também atacou, foi seguido por Emanuele Sella (Ceramica Panaria), mas foi superado, posteriormente, pelo italiano da Liquigas.

Amanhã, a etapa será razoavelmente plana, com apenas uma pequena subida. A classificação final deve, provavelmente, manter-se sem alterações. Confira a cobertura em tempo real dessa 11ª etapa, de 192 quilômetros entre Serravalle Scrivia e Pinerolo, a partir das 10h30.

Classificação da 9ª etapa, entre Lido Di Camaiore e Santuario Nostra Signora Della Guardia, com 250 km:
1) Leonardo Piepoli (ITA/Saunier Duval) 6h19min07s
2) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) a 18s
3) Andy Schleck (LUZ/CSC) a 27s
4) Gilberto Simoni (ITA/Saunier Duval) a 32s
5) Ricardo Riccó (ITA/Saunier Duval) a 41s
6) Paolo Savoldelli (ITA/Astana) m.t.
7) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 43s
8) Franco Pelizotti (ITA/Liquigas) a 45s
9) Yaroslav Popovych (UCR/Discovery) a 52s
10) Andrea Noé (ITA/Liquigas) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 10ª etapa:
1) Andrea Noe' (ITA) 46h06min09s
2) Marzio Bruseghin (ITA/Liquigas) a 1min08s
3) David Arroyo (ESP/Lampre) a 1min15s
4) Patxi Vila (ESP/Caisse d´Epargne) a 1min38s
5) Evgeni Petrov (RUS/Lampre) a 1min48s
6) Emanuele Sella (ITA/Cerâmica Panaria) a 2min04s
7) Seguei Yakovlev (CAZ/Astana) a 2min06s
8) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) a 2min58s
9) Marco Pinotti (ITA/T-Mobile) a 3min11s
10) José Luis Rubiera (ESP/Discovery) a 3min22s