Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Diarreia faz maglia rosa Tom Dumoulin parar durante etapa

Foto: Reprodução

A 16ª etapa do 100º Giro d’Italia, disputada nesta terça-feira (23) num percurso de 222 km entre Rovetta e Bormio, foi marcada por um acontecimento um tanto inusitado envolvendo o maglia rosa Tom Dumoulin (Sunweb), que teve de parar a corrida por causa de uma diarreia. O fato aconteceu a pouco mais de 30 km da meta, quando o holandês estava no pelotão principal, junto aos outros favoritos, e foi obrigado a descer da bike para se aliviar na beira da estrada mesmo (confira o vídeo abaixo).

A etapa acabou conquistada pelo italiano Vicenzo Nibali (Bahrain-Merida), que venceu um duelo com o espanhol Mikel Landa (Sky) no sprint final, depois seguirem escapados na liderança nos últimos 10 km. Atrás da dupla, na terceira colocação, chegou o colombiano Nairo Quintana (Movistar), que acabou reduzindo para 31seg a vantagem de Tom Dumoulin na classificação geral, visto que, por conta do inusitado contratempo, o holandês terminou a etapa em 13º, 2min18 depois do vencedor. 

 

A etapa foi marcada por várias fugas no decorrer do percurso, que contou com as subidas dos míticos Passo del Mortirolo (denominada “Subida Scarponi” em homenagem ao falecido ciclista italiano) e Passo dello Stelvio (Cima Coppi do 100º Giro d’Italia). Mas foi a 30 km da meta, no início da subida do Umbrail Pass (Giogo di Santa Maria), terceira e última montanha do dia, que a etapa começou a ser definida. Enquanto Tom Dumoulin perdia tempo por conta de problemas intestinais, o espanhol Mikel Landa, o holandês Steven Kruijswijk (LottoNL–Jumbo) e o tcheco Jan Hirt (CCC Sprandi Polkowice) lideravam escapados. 

Faltando cerca de 25 km, Landa atacou, deixando Kruijswijk e Hirt para trás. No grupo dos favoritos, Nibali tentou atacar também, mas Quintana se manteve na roda do italiano. A 20 km da meta, Nibali, Quintana, Zakarin e o italiano Domenico Pozzovivo (AG2R La Mondiale) ultrapassaram Kruijswijk e Hirt, e passaram a perseguir Landa, que liderava escapado com vantagem de cerca de 1min. Nibali atacou após passar o topo do Umbrail Pass e aproveitou a descida para alcançar Landa faltando 10 km para meta. Os dois então se mantiveram na liderança até o final e decidiram a etapa no sprint, vencido por Nibali, para a felicidade dos anfitriões. 

 

Leia mais

Estreante Fernando Gaviria vence pela quarta vez no 100º Giro d'Italia

Ciclista russo perde controle da bike no CRI e vai parar na rede de proteção

Modelo da Playboy quase causa acidente no Giro d'Italia

 

Na quarta-feira (23), o pelotão parte para a 17ª etapa deste 100º Giro d’Italia, em um percurso de média montanha com 219 km entre Tirano e Canazei, no qual logo de cara os competidores enfrentarão duas montanhas categorizadas, a Aprica e a Passo del Tonale, e depois a Giolo, já na segunda metade do trajeto. A chegada da etapa também será em ascensão. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação da etapa:

1. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – 6h24min22
2. Mikel Landa (ESP/Sky Team) – idem 
3. Nairo Quintana (COL/Movistar) – a 12seg 
4. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 24seg 
5. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 34seg 
6. Davide Formolo (ITA/Cannondale-Drapac) – a 1min26
7. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 1min35
8. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – idem 
9. Adam Yates (GBR/Orica-Scott) – idem 
10. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – idem 

 

Classificação geral:

1. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – 70h14min48
2. Nairo Quintana (COL/Movistar) – a 31seg 
3. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – a 1min12
4. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 2min38
5. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 2min40
6. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 3min05
7. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 3min49
8. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – a 4min35
9. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – a 6min20
10. Adam Yates (GBR/Orica-Scott) – a 7min

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!