Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dumoulin resiste a ataques de Quintana e mantém a maglia rosa

Foto: Divulgação

O norte-americano Tejay Van Garderen (BMC) conquistou a vitória da 18ª etapa do 100º Giro d’Italia, ocorrida nesta quinta-feira (25) num percurso de 137 km entre Moena e Ortisei. Van Garderen, que completou o percurso em 3h54min03, levou a etapa ao derrotar no sprint final o espanhol Mikel Landa (Sky). Ambos saíram de um ataque a cerca de 20 km da meta em meio ao grupo de escapados que liderava a prova até então. O francês Thibaut Pinot (FDJ) chegou 8seg depois da dupla, na terceira colocação. A etapa também foi marcada por um embate acirrado entre o maglia rosa Tom Dumoulin (Sunweb) e o colombiano Nairo Quintana (Movistar) nos últimos quilômetros.

Sendo esta uma etapa de alta montanha, a expectativa era que Quintana – escalador por excelência – conseguisse tirar ou ao menos diminuir a vantagem de 31seg de Dumoulin na geral. O colombiano bem que tentou. Primeiro atacou pouco antes do topo da terceira montanha (Passo de Pinei), quando foi seguido por Vicenzo Nibali (Bahrain Merida), mas acabou sendo reintegrado ao grupo, assim como o italiano. Faltando cerca de 45 km para a chegada, o colombiano atacou novamente e alcançou um grupo de perseguidores mais à frente. Mas Dumoulin deu sua primeira demonstração de força na etapa ao reagir e alcançar o grupo de perseguidores, anulando o ataque. A pouco mais de 4 km da meta, foi a vez de Dumoulin atacar, e Quintana reagir. Ambos então travaram um duelo por alguns metros, acompanhados logo atrás por Nibali, mas acabaram cruzando a linha de chegada juntos. Assim, o holandês não só manteve a maglia rosa, como também demonstrou ainda ter forças para seguir com ela até Milão.   

 

Leia mais

Pierre Roland vence 17ª etapa e Dumoulin segue liderando

Diarreia faz maglia rosa Tom Dumoulin parar durante etapa

Estreante Fernando Gaviria vence pela quarta vez no 100º Giro d'Italia

 

A etapa começou com uma fuga no km 5, protagonizada pelo eritreu Natnael Berhane (Dimension Data), o norte-americano Joey Rosskopf  (BMC) e os italianos Diego Rosa (Sky) e Manuele Boaro (Bahrain Merida). Boaro acabou pego pelo pelotão na subida do Passo Pordoi, primeira montanha da etapa, enquanto seus companheiros de fuga mantiveram o ritmo e foram os primeiros a passar pelo topo da montanha com 15seg de vantagem. Mas pouco depois acabaram pegos pelos perseguidores, que formaram um grupo de 19 ciclistas na liderança.

Por volta do km 50, o grupo da ponta chegou a abrir uma vantagem de 2min30 sobre o pelotão do maglia rosa, onde estavam também os outros favoritos. Os escapados foram os primeiros a passar pelo topo das duas montanhas seguintes (Passo Valparola e Passo Gardena), mas faltando 50 km para a meta já estavam reduzidos a sete ciclistas. 

Os escapados passaram pelo topo da terceira montanha (Passo de Pinei) com vantagem de 55seg para o pelotão. A cerca de 20 km da meta, Van Garderen e Mikel Landa atacaram em meio ao grupo de líderes. A dupla abriu mais de 30seg sobre os perseguidores e soube administrar a vantagem até o final, decidindo a vitória no sprint, vencido pelo norte-americano. 

Na sexta-feira (26), o pelotão encara a 19ª etapa do 100º Giro d’Italia, mais um percurso de alta montanha. Serão 191 km entre San Candido e Piancavallo. Novamente a chegada será em ascensão, numa subida de 1ª categoria, a de Piancavallo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação da etapa:

1. Tejay van Garderen (EUA/BMC Racing) – 3h54min03
2. Mikel Landa (ESP/Sky Team) – idem 
3. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 8seg 
4. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – idem 
5. Jan Hirt (TCH/CCC Sprandi) – a 11seg 
6. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 24seg 
7. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 34seg 
8. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – idem 
9. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – a 1min06
10. Nairo Quintana (COL/Movistar) – idem

 

Classificação geral:

1. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – 80h00min48
2. Nairo Quintana (COL/Movitar) – a 31seg 
3. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – a 1min12
4. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 1min36
5. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 1min58
6. Filippo Pozzato (ITA/Wilier Triestina) – a 2min07
7. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 3min17
8. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – a 5min48
9. Adam Yates (GBR/Orica-Scott) – a 7min06
10. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – a 7min24

 

Confira aqui a classificação completa. 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!