Viviani vence pela quarta vez e Yates mantém a ponta no Giro

Atualizado em 23 de maio de 2018
Mais em Giro d'Italia

O italiano Elia Viviani, da Quickstep, foi o vencedor da 17ª etapa do Giro d’Italia 2018 – foi a quarta vitória do ciclista local na atual edição da competição. O resultado do dia, que teve 155 km entre Riva del Garda e Iseo, no entanto, teve pouco impacto na classificação geral, ainda liderada pelo britânico Simon Yates.

Essa foi a quarta vitória de Elia Viviani, de 29 anos, no Giro. O italiano já havia vencido a segunda e a terceira etapas da competição e veste a maglia ciclamino. No evento italiano, a camisa roxa é dada ao líder da classificação por pontos. 

“Sabíamos que poderia ser uma etapa difícil, como realmente acabou sendo. O final da prova criou uma situação perfeita para mim, principalmente quando Danny Van Poppel antecipou o sprint”, afirmou Viviani logo após cruzar a linha de chegada com o tempo de 3h19min57s, praticamente sem vantagem para o restante do pelotão.

No grupo que cruzou a linha de chegada praticamente junto ao vencedor estavam os principais concorrentes ao título do Giro d’Italia. Desta forma, Simon Yates manteve-se na liderança da classificação geral com 56s de frente para o holandês Tom Dumoulin. Chris Froome segue em quarto com 3min50s de atraso para o líder – que soma 69h59min11s de tempo total.

“Esta foi outra etapa complicada e pode ter algum impacto na próxima montanha. Espero que todos estejam cansados, porque eu estou”, disse Yates.

A 18ª etapa do Giro será disputada já nesta quinta-feira, com 196 km entre Abbiategrasso e Pratonevoso, com a chegada em uma íngreme subida.

>> Classificação na 17a etapa do Giro d’Italia

1. Elia Viviani (Itália) – 149,5 km em 3h19min57s, média 44,861 km 
2. Sam Bennett (Irlanda) 
3. Niccolo Bonifazio (Itália) 
4. Danny Van Poppel (Holanda) 
5. Jens Debusschere (Bélgica) 
6. Kristian Sbaragli (Itália) 
7. Jean-Pierre Drucker (Luxemburgo) 
8. Sacha Modolo (Itália) 
9. Andrea Vendrame (Itália) 
10. José Goncalves (Portugal)