Enfim, Bettini

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR LEANDRO BITTAR

Paolo Bettini (Quick Step) foi o grande vencedor da 15ª etapa do Giro 2006 disputada nesta segunda-feira entre Mergozzo e Brescia (189 km). O experiente italiano venceu por escassos centímetros o alemão Olaf Pollack (T-Mobile) em uma etapa que sentiu a ausência dos principais sprinters como Petacchi, McEwen e Vaitkus (vencedor da 9ª etapa), que já abandonaram o Giro. Ivan Basso (CSC) fez uma prova defensiva e se manteve na liderança da classificação geral, que não sofreu nenhuma alteração entre os dez primeiros.

Após um ataque no km 23, Christophe Edalaine (Crédit Agricole), Iván Mayoz (Euskaltel), Gustav Larsson (Française des Jeux) e Gabriele Missaglia (Selle Italia) lideraram a prova por mais de 140 km. Enquanto isso, o pelotão principal administrava a diferença, que se manteve perto de 2 min durante todo esse tempo. A fuga só foi neutralizada quando restavam 9 km para a meta.

Milram e T-Mobile foram as equipes que mais trabalharam para a disputa do sprint. Enquanto isso, Bettini acompanhava as equipes à espera do ataque final. Robert Foster (Gerolsteiner) foi o primeiro a atacar, e Bettini seguiu sua roda. O italiano ultrapassou Foster e resistiu à aceleração do alemão Olaf Pollack, que chegou muito próximo.

Amanhã, a 16ª etapa dá início a uma série de cinco etapas de montanha que vão exigir o máximo dos ciclistas. A etapa de amanhã, entre Rovato e Trento, com 180 km, tem uma série de escaladas no percurso e termina na pior delas, no tradicional Monte Bondone. São 17 km de subidas, com média 7,9% de inclinação. Ivan Basso mantém a mesma diferença conquistada nos últimos dias, mas a expectativa é se ele conseguirá manter os 3min27s sobre o espanhol José Enrique Gutiérrez (Phonak) e os 5min30s sobre Paolo Savoldelli.

Classificação da 15ª etapa do Giro d`Italia 2006 – Mergozzo – Brescia, com 189 km:

1- Paolo Bettini (ITA) Quick Step 4h15min42s
2- Olaf Pollack (ALE) T-Mobile m.t.
3- Robert Forster (ALE) Gerolsteiner m.t.
4- Henk Vogels (AUS) Davitamon m.t.
5- Axel Richeze (ARG) Ceramica Panaria m.t.
6- Fabrizio Guidi (ITA) Phonak m.t.
7- Leonardo Duque (COL) Cofidis m.t.
8- Alberto Loddo (ITA) Selle Itália m.t.
9- Carlos da Cruz (FRA) Française des Jeux m.t.
10- Gorazd Stangelj (ESL) Lampre m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de quinze etapas:
1- Ivan Basso (ITA) CSC 59h44min07s
2- José E. Gutiérrez (ESP) Phonak a 3min27s
3- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 5min30s
4- Wladimir Belli (ITA) Selle Italia a 7min35s
5- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval 8min
6- Sandy Casar (FRA) Française des Jeux a 8min01s
7- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas a 8min14s
8- Tom Danielson (EUA) Discovery a 8min35s
9- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 8min58s
10- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas a 10min36s