Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Equatoriano Richard Carapaz faz história e conquista o Giro

Foto: Divulgação

O equatoriano Richard Carapaz conquistou o sonhado título do Giro d’Italia, uma das três grandes voltas do ciclismo mundial. O atleta da equipe Movistar garantiu a camisa rosa com um desempenho seguro na última etapa da competição, um contrarrelógio de 17 km realizado neste domingo em Verona.

Carapaz foi o 36º colocado do dia, com o tempo de 23min29s, mas a vantagem construída nas últimas semanas o deixou tranquilo para receber o troféu.

O equatoriano encerrou o Giro com tempo total de 90h01min47s, com o italiano e campeão de 2013 e 2016 Vincenzo Nibali em segundo. O Tubarão de Messina, como é conhecido o atleta local, ficou a 1min05s do sul-americano depois de 21 etapas. A terceira colocação geral ficou com Primoz Roglic.

“Em meus quatro anos de ciclismo na Europa, percebi que oportunidades têm que ser aproveitadas. Os 30 segundos de vantagem que ganhei na etapa 15 foram fundamentais. Tirei vantagem de Nibali e Roglic marcando um ao outro. Foi onde o Giro foi decidido. Para mim, é só o começo. Sempre sonhamos mais”, disse o campeão.

Aos 26 anos de idade, Richard Carapaz agora é o primeiro atleta equatoriano a conquistar o título de uma prova de Grand Tour. A conquista também tem relevância continental, já que ele é apenas o terceiro sul-americano a vencer uma das três provas mais importantes do calendário.

Antes dele, apenas os colombianos Luis Herrera, campeão da Vuelta a España em 1987, e Nairo Quintana, vencedor do Giro de 2014 e da Vuelta de 2016, levaram para a América do Sul os troféus mais cobiçados do ciclismo mundial.

“Quero comemorar essa vitória com a minha mulher, meus filhos e falar no telefone com meus pais. Estou muito orgulhoso do que alcancei e muito feliz por realizar o sonho de vencer um Grand Tour. Nunca devemos esquecer nossos sonhos de criança. Eles podem se tornar realidades”, comemorou Carapaz.

Leia mais

Kittel rescinde com a Katusha e anuncia período sabático

Cidade Universitária vai restringir horário e exigir cadastro de ciclistas

Saiba como aliar a musculação ao treino de bike

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!