Gárate vence o San Pellegrino

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O campeão da Espanha Juan Manuel Gárate (Quick Step) venceu a 19ª etapa do Giro d´Italia, disputada nesta sexta-feira entre Pordenose e San Pellegrino, com 224 km de extensão. Ivan Basso foi o sétimo colocado na etapa, a 2min15s de Gárate, e repetiu o que tem acontecido desde que começou a vestir a maglia rosa: aumentou a margem em relação aos seus mais diretos perseguidores. Jan Ullrich (T-Mobile) abandonou a prova, provavelmente para poupar-se com vistas ao Tour de France.

Ao contrário do que aconteceu nas últimas etapas de montanha, o clima colaborou com os atletas, pois o sol brilhou em vários momentos. A topografia da etapa apresentava quatro grandes montanhas, terminando no alto do San Pellegrino, a 1918 m de altitude.

Um grupo de doze ciclistas – no qual estavam Gárate, Jens Voigt (CSC), Danilo Di Luca (Liquigas), Francisco Vila e Tadej Valjavec (Lampre), Iván Parra (Cofidis), Emanuele Sella (Ceramica Panaria) – chegou a acumular mais de 6 minutos de vantagem em relação ao pelotão, puxado pelas equipes Saunier Duval e CSC.

Quando começou a subida do San Pellegrino, de 18 km de extensão, o grupo de escapados se desmembrou por causa dos vários ataques lançados por seus componentes. A 9 km da meta, Valjavec e Voigt atacaram. Foram seguidos por Gárate e Vila. Cerca de um km depois, Gárate apertou o ritmo e abriu logo uma boa vantagem, mas Voigt alcançou-o. Os dois seguiriam juntos na ponta até o fim. O escalador espanhol e o passista alemão colaboraram no início, mas a 2 km da meta, Voigt passou a se contentar com seguir a roda de Gárate, que cruzou a linha de chegada isolado. Em atitude de grande fair play, Voigt nem disputou o sprint.

Atrás, Basso e Simoni tomaram as iniciativas no pelotão de perseguidores e começaram a reduzir a diferença em relação aos homens de frente. Paolo Savoldelli (Discovery) chegou 4min16s de Gárate e perdeu mais tempo em relação aos primeiros da classificação geral.

A etapa deste sábado – 211 km entre Trento e Aprica – terá quatro montanhas, entre elas os míticos picos Gavia (2618 m) e Mortirolo (1718 m). A chegada acontece depois da subida do Aprica. Muitas emoções no programa!

Resultado da 19ª etapa do Giro d´Italia 2006 – Pordenone – Passo Di San Pellegrino, com 224 km:
1- Juan Manuel Gárate (ESP) Quick Step 7h13min36s
2- Jens Voigt (ALE) CSC a 4s
3- Francisco Vila Errandonea (ESP) Lampre a 1min21s
4- Tadej Valjavec (ESL) Lampre a 1min55s
5- Emanuele Sella (ITA) Ceramica Panaria a 2min06s
6- Ivan Parra (COL) Cofidis m.t.
7- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval 2.15
8- Ivan Basso (ITA) CSC m.t.
9- Johann Tschopp (SUI) Phonak m.t.
10- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após dezenove etapas:
1- Ivan Basso (ITA) CSC 70h46min38s
2- José E. Gutiérrez (ESP) Phonak a 6min07s
3- Gilberto Simoni (ITA) Saunier a 12min59s
4- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 15min13s
5- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 15min26s
6- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas a 15min26s
7- Sandy Casar (FRA) Française des Jeux a 16min07s
8- Juan Manuel Gárate (Spa) Quick Step a 16min40s
9- Wladimir Belli (ITA) Selle Italia a 17min23s
10- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas a 18min31s