Giro d’Italia: domínio italiano na 18ª etapa

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Giro d'Italia

Tida como a mais longa dessa 99ª edição do Giro d’Italia, com 240 km entre Muggio e Pinerolo, a 18ª etapa foi decidida nessa quinta-feira (26) na reta final com uma disputa envolvendo três ciclistas anfitriões. Quem levou a melhor foi o sprinter Matteo Trentin (Etixx-Quick Step), que bateu seus compatriotas Moreno Moser (Cannondale) e Gianluca Brambilla (Etixx-Quick Step), conquistando sua primeira vitória na Grande Volta italiana.

Os três estavam num grupo de 24 ciclistas escapados que se formou logo no sexto quilômetro da etapa e seguiu sem grande ameaça do pelotão principal, que chegou a ficar 15 minutos atrás dos ponteiros. Na subida da Pramartino, única montanha da etapa, a 20 km da meta, Moser e Brambilla se destacaram, chegando ao topo com 25 segundos de vantagem sobre os outros escapados. Ambos se mantiveram na ponta e chegaram juntos à reta final, mas nos últimos metros Moser foi surpreendido por Trentin (companheiro de equipe de Brambilla), que veio de trás embalado e passou voando pelos dois para cruzar a meta em primeiro e levar a etapa, conquistando seu primeiro triunfo na Grande Volta italiana.

No pelotão principal, onde estavam os líderes na geral, a tranquilidade só foi quebrada a 2 km da meta, quando o espanhol Alejandro Valverde (Movistar) tentou atacar por duas vezes, mas foi neutralizado pela camisa rosa, o holandês Steven Kruijswijk (LottoNl-Jumbo). Os líderes cruzaram a linha de chegada juntos, mais de 10 minutos depois do vencedor, mantendo o topo da classificação geral praticamente inalterado.

Confira o vídeo com os melhores momentos dessa 18ª etapa

Nesta sexta-feira (27), o pelotão encara a 19ª e antepenúltima etapa dessa 99ª edição do Giro d’Italia. Serão 162 km entre Pinerolo e Risoul, um percurso de alta montanha, com a subida da Colle dell’Agnello, de categoria máxima, considerada a Cima Coppi deste Giro d’Italia (montanha mais alta da edição). Com 2.744 m de altitude, é a terceira maior estrada asfaltada nos Alpes Graios (que percorrem França, Itália e Suíça), atrás apenas do Passo dello Stelvio e da Colle dell’Iseran. Será a segunda vez na história que o pelotão do Giro d’Italia irá escalar a montanha. A primeira foi na edição de 2007, durante a 12ª etapa, vencida pelo francês Yoann Le Boulanger.

A ESPN exibe a 19ª etapa ao vivo nesta sexta-feira (27) a partir das 10h30. Quem não tem assinatura pode acompanhar por livestreaming.

19ª etapa

Classificação 18ª etapa

1. Matteo Trentin (ITA) /Etixx-Quick Step – 5h25min34
2. Moreno Moser (ITA) /Cannondale – idem
3. Gianluca Brambilla (ITA) /Etixx-Quick Step – idem
4. Sacha Modolo (ITA) /Lampre-Merida – a 20seg
5. Nikias Arndt (ALE) /Giant-Alpecin – a 30seg
6. Ivan Rovny (RUS) /Tinkoff – a 34seg
7. Matteo Busato (ITA) /Wilier-Southeast – a 1min10
8. Christian Knees (ALE) /Sky Team – a 1min16
9. Axel Domont (FRA) /AG2R-La Mondiale – a 1min24
10. Davide Malacarne (ITA) /Astana – a 4min28

Classificação geral

1. Steven Kruijswijk (HOL) /Team LottoNl-Jumbo – 73h50min37
2. Esteban Chaves (COL) /Orica-GreenEdge – a 3min
3. Alejandro Valverde (ESP) /Movistar Team – a 3min23
4. Vincenzo Nibali (ITA) /Astana Pro Team – a 4min43
5. Ilnur Zakarin (RUS) /Team Katusha – a 4min50
6. Rafal Majka (POL) /Tinkoff Team – a 5min34
7. Bob Jungels (LUX) /Etixx – Quick-Step – a 7min57
8. Andrey Amador (CRC) /Movistar Team – a 8min53
9. Domenico Pozzovivo (ITA) /AG2R La Mondiale – a 10min05
10. Kanstantsin Siutsou (BLR) /Dimension Data – a 11min15