Giro d'Italia: Dumoulin retoma a liderança

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Festa italiana logo na primeira etapa do Giro d’Italia 2016 disputada em solo peninsular, nesta terça-feira (10). Diego Ulissi, da Lampre-Merida, venceu a quarta etapa dessa 99ª edição da Grande Volta italiana, que compreendeu um percurso de 200 km entre Catanzaro e Praia a Mare, na Calábria, ao sul da Bota. Com o tempo de 4h46min51s, Ulissi chegou desacompanhado em Praia a Mare. Após longos cinco segundos, os holandeses Tom Dumoulin (Giant-Alpecin) e Steven Kruijswijk (Lotto NL-Jumbo) deram o ar da graça.

O italiano da Lampre-Merida despontou a 10 km do final. Com bom desempenho no trecho de subida, teve pernas para arrancar uma vitória plena. Marcel Kittel (Etixx-Quick Step), que ostentava a maglia rosa depois de vencer a segunda e terceira etapas, na Holanda, teve que devolvê-la a Dumoulin, vencedor do contrarrelógio da primeira etapa. O alemão não teve fôlego para responder à subida dos quilômetros finais.

Ulissi venceu uma etapa do Giro pela quinta vez – uma em 2011, duas em 2014 e outra em 2015. Capitão da Lampre-Merida, o italiano quer estar no Rio durante a Olimpíada, nem que seja para ajudar o conterrâneo apontado como um dos favoritos ao título da volta italiana de 2016. “Seria um sonho participar da Olimpíada, nem que seja como gregário. Poderia ficar à disposição de (Vincenzo) Nibali”, disse o ciclista ao jornal La Gazzetta dello Sport.

Nesta quarta-feira (11), na quinta etapa do Giro d’Italia 2016, o pelotão encara 233 km de Praia a Mare a Benevento, em percurso plano, mais afeito a sprintistas. A ESPN transmite ao vivo, a partir das 10h30, mas é possível acompanhar também por livestreaming (veja opções de links aqui).

T15_MadonnaDC_2_alt