Giro d'Italia: Kittel deve conservar a liderança

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Depois de vencer a segunda etapa do 99º Giro d’Italia no sábado (7), o alemão Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) colheu os benefícios de um trabalho perfeito de sua equipe e repetiu a dose no domingo (8), faturando também a terceira etapa, disputada em 190 km entre Nijmegen e Arnhem, em território holandês. Com o duplo triunfo, o alemão ultrapassou o holandês Tom Dumoulin na classificação geral e é o novo dono da maglia rosa. Os favoritos à conquista do título ainda não aparecem entre os dez melhores na classificação geral. Vincenzo Nibali, da Astana, é o 11º, a 28 segundos do líder. Situação de outros candidatos à conquista do Giro: Alejandro Valverde, Movistar, (16º, a 33s de Kittel); Rigoberto Urán, Cannondale, (30º, a 42s) e Mikel Landa, Sky Team, (43º, a 49s).

Na terceira etapa, houve uma fuga decorridos apenas dois quilômetros do trajeto dominical. Despontaram Johann Van Zyl (Dimension Data), Giacomo Berlato (Nippo-Vini Fantini), Maarten Tjallingii (Lotto NL-Jumbo) e Julen Amazqueta (Southeast-Venezuela). O pelotão permitiu que se estabelecesse uma desvantagem em relação ao líder de 2min30, faltando 20km para a chegada. Quando a Etixx assumiu a ponta do pelotão, a desvantagem passou a cair: era de 1min a 12,5km do final. Pouco depois, Van Zyl atacou e dilatou a vantagem. A menos de 2km, no entanto, a Etixx neutralizou a dianteira de Van Zyl. Na chegada, Kittel, cheio de gás, impôs duas bicicletas de vantagem sobre Elia Viviani, da Team Sky.

Nesta segunda-feira (9), o pelotão teve folga, mas o descanso foi relativo. A trupe do Giro madrugou para se deslocar de Amsterdã, na Holanda, até Lamezia Terme, no sul da Itália, onde na terça-feira (10) ocorre a quarta etapa deste 99º Giro d’Italia. Serão 200 km de Catanzaro até Praia a Mare, um trecho de média montanha em território calabrês. Depois de alcançarem Cetraro Marina, os ciclistas terão pela frente a subida de Bonifati (de terceira categoria). Em seguida, uma descida, que será refresco para outra escalada, de San Pietro (também de terceira categoria). Após o sprint intermediário em Scalea, a rota se torna mais desafiadora, com altos e baixos e curvas nos dez quilômetros finais. O traçado se anuncia favorável aos velocistas, portanto Kittel tem boa possibilidade de manter a liderança na classificação geral.

A ESPN+ transmitirá a etapa a partir das 10h30, mas quem não tem assinatura também pode acompanhar por livestreaming (veja opções de links aqui).

Giro d'Italia 2016 - etapa 4

Giro d’Italia 2016 – etapa 4

 

Classificação 3ª etapa

1 Marcel Kittel (GER/Etixx-Quick Step)/ 4h23min45seg
2 Elia Viviani (ITA/Sky Team) idem
3 Giacomo Nizzolo (ITA/Trek-Segafredo) idem
4 André Greipel (GER/Lotto-Soudal) idem
5 Alexander Porsev (RUS/Katusha) idem
6 Kristian Sbaragli (ITA/Dimension Data) idem
7 Moreno Hofland (NED/Lotto NL-Jumbo) idem
8 Arnaud Démare (FRA/FDJ) idem
9 Rick Zabel (GER/BMC Racing) idem
10 Matej Mohoric (SLO/Lampre-Merida) idem

Classificação geral

1 Marcel Kittel (GER/Etixx-Quick Step)/ 9h13min10
2 Tom Dumoulin (NED/Team Giant-Alpecin/ a 9s
3 Andrey Amador (CRC)/Movistar/ a 15s
4 Tobias Ludvigsson (SUE)/Team Giant-Alpecin/ a 17s
5 Moreno Moser (ITA)/Cannondale/ a 21s
6 Bob Jungels (LUX)/Etixx-Quick Step/ a 22s
7 Mathias Brandle (AUT) I AM Cycling/ a 23s
8 Roger Kluge (GER) I AM Cycling/ a 25s
9 Chad Haga (USA) Team Giant-Alpecin
10 Georg Preidler (AUT) Team Giant-Alpecin/ a 26s