Nibali se concentra antes de etapa importante do GiroFoto: Nibali se concentra antes de etapa importante do Giro

Giro d'Italia: Nibali diz a que veio

Atualizado em 20 de setembro de 2016

O Giro d’Italia apresentou, nesta sexta-feira (20), uma etapa de tirar o fôlego. Foi a 19ª e antepenúltima da Grande Volta Italiana, que chega ao final neste domingo (22).

Vincenzo Nibali (Astana), atacado por críticas da apaixonada imprensa peninsular, venceu em grande estilo, reacendendo as esperanças de vitória de um local no Giro d’Italia. O “Tubarão Siciliano” chorou como uma jovem sardinha. Mas as emoções não se restringiram à conquista da etapa por um ídolo da Bota; o holandês e então camisa rosa Steven Kruijswijk (Team Lotto-NL Jumbo) sofreu sério acidente. O espanhol Mikel Nieve (Sky) cruzou a linha na segunda colocação, à frente do simpático colombiano Esteban Chaves (Orica GreenEDGE), que agora enverga a maglia rosa.

A Astana deu sua cartada no começo da 19ª etapa, um trecho de 162km entre Pinerolo e Risoul. Dois de seus ciclista escaparam, Bakhtiyar Kozhatayev e Michele Scarponi. Kozhatayev foi o primeiro a se sacrificar por seu líder. Nibali buscou o topo do Colle dell’Agnello, que se eleva a 2744m em relação ao nível do mar. Chaves, apelidado Chavito, e Kruijswijk o acompanhavam. Uma batalha parecia prestes a se desenrolar no Giro d’Italia, até que o valente holandês avaliou mal uma curva e colidiu num banco de neve com sua bicicleta. O então dono da maglia rosa perdeu quase um minuto antes de retomar sua jornada.

Kruijswijk se viu obrigado a parar mais duas vezes, a última delas para pegar uma nova bike. O prejuízo foi grande a ponto de permitir a ultrapassagem de Alejandro Valverde (Movistar). Àquela altura, Nibali e Chavito despontavam na descida, com a contribuição de outro ciclista da Orica-Green Edge, Ruben Plaza. Depois Scarponi, que havia se atrasado para ajudar seus colegas de Astana, juntou-se ao grupo.

Quando os líderes iniciavam a última subida, rumo a Risoul, a liderança de Kruijswijk estava em risco. Plaza assumiu a dianteira até Scarponi tomar-lhe o posto. Nibali lançou seu primeiro ataque a nove quilômetros do final, mas foi neutralizado. Determinado, ele buscou a liderança da etapa novamente a cinco quilômetros da chegada. Chavito tentou acompanhá-lo, mas o tubarão estava com sede e pernas mais frescas. Chavito logo compreendeu que teria mais a ganhar preservando suas forças de forma a obter a rosa.

No final, Nibali cruzou a linha de chegada, erguendo os braços em direção aos céus, com 53 segundos de vantagem sobre o bravo competidor de Bogotá. Neste sábado (28), a 20ª e penúltima etapa será decisiva para definição do compeão dessa 99ª edição do Giro d’Italia, e transcorrerá entre Guillestre e Sant’Anna di Vinadio, em meio às alturas. É um trecho alpino de “apenas” 134km. Teremos uma sequência de quatro subidas intercaladas por três trechos de plena velocidade. Os ciclistas vão escalar o Col de Vars, o Col de la Bonette, o Colle della Lombarda e vão enfrentar os 2,3km de escalada que levam ao santuário de St. Anne. Todas as subidas são cruéis. A descida do morro da Lombarda é especialmente complicada. A estradinha é estreita, com algumas curvas. As últimas centenas de metros apresentam rampas curtas e curvas apertadas. Os 50 metros finais serão percorridos num trecho de estrada com seis metros de largura, asfaltados.

A ESPN exibe a 20ª etapa do Giro d’Italia ao vivo, neste sábado (28), a partir das 10h30. Quem não tem assinatura ou preferir, pode acompanhar por livestreaming.

 

20ª etapa

 

Classificação 19ª etapa

1 Vincenzo Nibali (ITA) Astana 4h19min54

2 Mikel Nieve (ESP) Sky a 51s

3 Esteban Chaves (COL) Orica-GreenEDGE a 53s

4 Diego Ulissi (ITA) Lampre-Merida a 1min02

5 Rafal Majka (POL) Tinkoff – a 2min14

6 Alejandro Valverde (ESP) Movistar idem

7 Rigoberto Uran Uran (COL) Cannondale idem

8 Georg Preidler (AUT) Giant-Alpecin a 2min43

9 Nicolas Roche (IRL) Team Sky a 2min51

10 Hubert Dupon (FRA) AG2R La Mondiale idem

 

Classificação geral

1 Esteban Chaves (COL) Orica Green Edge – 78h14min20

2 Vincenzo Nibali (ITA) Astana – a 44s

3 Steven Kruijswijk (HOL) Team Lotto-NL Jumbo – a 1min05

4 Alejandro Valverde (ESP) Movistar – a 1min48

5 Rafal Majka (POL) Tinkoff – a 3min59

6 Bob Jungels (LUX) Etixx-Quick Step – a 7min53

7 Andrey Amador (CRC) Movistar – a 9min34

8 Rigoberto Uran Uran (COL) Cannondale – a 12min18

9 Kanstantsin Siutsou (BLR) Team Dimension Data – a 13min19

10 Domenico Pozzovivo (ITA) AG2R La Mondiale – a 14min11