Giro d’Italia: o “Tubarão Siciliano” ataca de novo

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Giro d'Italia

Na 20ª e penúltima etapa do Giro d’Italia, disputada neste sábado (28) com 134 km entre Guillestre e Sant’Anna di Vinadio, o “Tubarão Siciliano” atacou novamente. Com a ajuda de seus companheiros de equipe, o italiano Vincenzo Nibali (Astana) conseguiu desbancar o colombiano e então líder Esteban Chaves (Orica-GreenEdge), conquistando a malha a rosa e ficando a um passo de comemorar seu segundo título na Grande Volta italiana, depois do seu primeiro triunfo em 2013. Nibali foi o sexto a cruzar a linha de chegada, enquanto Chavito o 14º, em etapa vencida pelo estoniano Rein Taarame (Katusha), com uma escapada nos 14 km finais.

O italiano Michele Scarponi (Astana) escoltou Nibali até a Colle della Lombarda – última das três montanhas de categoria 1 do percurso, a pouco mais de 10 km da meta -, para então o “Tubarão” partir para o ataque solo. Chavito e o espanhol Alejandro Valverde (Movistar) bem que tentaram acompanhar a empreitada, mas o italiano mostrou ter guardado força o bastante para minar os adversários. O colombiano foi o primeiro a sucumbir, vendo Nibali abrir vantagem e dando adeus a sua camisa rosa.

Valverde deixou Chaves para trás, partindo em perseguição a Nibali, e no trajeto encontrou seu companheiro de equipe Giovani Visconti, que o ajudou na empreitada. Mas o italiano também teve a mesma sorte, ao contar com seu companheiro Tanel Kangert, que estava pelo caminho e o ajudou a administrar a vantagem, que manteve até chegar à meta no Santuário de Santa Ana. Valverde chegou logo atrás de Nibali, na sétima colocação, resultado que o colocou no terceiro posto da classificação geral, ultrapassando o holandês Steven Kruijswijk (Lotto NL-Jumbo), que não conseguiu recuperar o prejuízo da queda sofrida na etapa anterior. Com isso, o espanhol pode fechar sua primeira participação no Giro d’Italia com um pódio.

Confira o vídeo com os melhores momentos da 20ª etapa.

No domingo (29), na 21ª e derradeira etapa da competição, o pelotão percorrerá 163 km entre Cuneo e Turín, trajeto que culminará com um circuito final pelas ruas da capital da região de Piamonte, que assistirá ao desfile do grande campeão dessa 99ª edição do Giro d’Italia. A ESPN exibe a 21ª e última etapa do Giro d’Italia ao vivo, neste domingo (29), a partir das 10h30. Quem não tem assinatura ou preferir, pode acompanhar por livestreaming.

21ª etapa

21ª etapa

Classificação 20ª etapa
1. Rein Taaramae (EST)/ Katusha – 4h22min43
2. Darwin Atapuma (COL)/ BMC – a 52seg
3. Joseph Lloyd Dombrowski (EUA)/ Cannondale – a 1min17
4. Mikel Nieve (ESP)/ Sky Team – a 4min12
5. Alexander Foliforov (RUS)/ Gazprom-RusVelo – a 4min36
6. Vincenzo Nibali (ITA)/ Astana – a 6min44
7. Alejandro Valverde (ESP)/ Movistar – a 6min57
8. Rigoberto Urán (COL)/ Cannondale – idem
9. Giovanni Visconti (ITA)/ Movistar – a 7min47
10. Rafal Majka (POL)/ Tinkoff – a 8min06

Classificação geral
1. Vincenzo Nibali (ITA)/ Astana – 82h44min31
2. Johan Esteban Chaves (COL)/ Orica-GreenEDGE – a 52seg
3. Alejandro Valverde (ESP)/ Movistar – a 1min17
4. Steven Kruijswijk (HOL)/ Lotto NL-Jumbo – a 1min50
5. Rafal Majka (POL)/ Tinkoff – a 4min37
6. Bob Jungels (LUX)/ Etixx-Quick Step – a 8min31
7. Rigoberto Urán (COL)/ Cannondale – a 11min47
8. Andrey Amador (CRC)/ Movistar – a 13min21
9. Darwin Atapuma (COL)/ BMC – a 14min09
10. Kanstantsin Siutsou (BLR)/ Dimension Data – a 16min29