Horrach: primeiro triunfo espanhol

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O ciclista Joan Horrach (Illes Balears) venceu a 12ª etapa do Giro, disputada nesta sexta-feira entre Livorno e Sestri-Levante (171 km), à frente de um grupo de seis escapados. A vitória é a mais importante da carreira de Horrach, de 32 anos. Ivan Basso conserva a maglia rosa, mesmo chegando a mais de 7 minutos do vencedor da etapa.

A topografia do percurso, que apresentava três ascensões nos últimos 70 km, era propícia às fugas. E elas aconteceram. A 30 km da chegada, doze ciclistas acumulavam 4min36s sobre o pelotão em que estavam Basso e os principais favoritos à vitória final no Giro. Horrach estava entre os escapados. O grupo acelerou o ritmo e aconteceu uma drástica seleção: apenas metade dos seus integrantes mantinha a cadência a 26 km do fim: Sella, Baliani, Mori, Engels y Belli e Horrach. Como nenhum deles ameaçava Basso e os outros favoritos, o pelotão de perseguidores não se empenhou muito em lançar a caça aos escapados.

A 19 km do fim, Emanuele Sella (Panaria) e Manuele Mori (Saunier Duval) aproveitaram uma longa descida para se destacarem do sexteto. Chegaram a abrir 15 segundos, mas em uma curva fechada Mori perdeu a tangência e bateu forte no guard-rail. Sella, que vinha logo atrás, nada pôde fazer para evitar o choque. A dupla voltou na frente, mas a 6 km da chegada, ainda na descida, caiu novamente e acabou sendo ultrapassada pelo quarteto formado por Baliani, Engels, Belli e Horrach. Terminada a descida, Horrach atacou e não foi seguido por ninguém, vencendo com folga.

Na classificação geral, Ivan Basso (CSC) e José Enrique Gutiérrez (Phonak) continuam nos dois primeiros postos. O ucraniano Serhyi Honchar (T-Mobile) sofreu nas subidas e perdeu o terceiro lugar para Paolo Savoldelli (Discovery). Apesar dos tombos espetaculares, Sella agora é o quarto.

A etapa deste sábado, de 218 km entre Alessandria e La Thuile, promete novas emoções com a longa subida do Colle San Carlo, de 1.951 metros de altura, seguido de 8 km de perigosíssima descida antes da chegada. Bom escalador e especialista em descidas, Paolo Savoldelli vai tentar roubar a maglia rosa de Ivan Basso.

Resultado da 12ª etapa de Giro d´Italia 2006 – Livorno – Sestri Levante, com 171 km:

1- Joan Horrach (ESP) Illes Balears 3h55min53s
2- Addy Engels (HOL) Quick Step a 5s
3- Emanuele Sella (ITA) Ceramica Panaria m.t.
4- Manuele Mori (ITA) Saunier Duval m.t.
5- Fortunato Baliani (ITA) Ceramica Panaria m.t.
6- Wladimir Belli (ITA) Selle Italia m.t.
7- Sven Krauss (ALE) Gerolsteiner a 1min03s
8- Alberto Ongarato (ITA) Milram m.t.
9- Joerg Ludewig (ALE) T-Mobile m.t.
10- Manuel Beltrán (ESP) Discovery m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de doze etapas:

1- Ivan Basso (ITA) CSC 44h31min52s
2- José E. Gutiérrez (ESP) Phonak a 2min48s
3- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 3min26s
4- Emanuele Sella (ITA) Ceramica Panaria a 4min21s
5- Wladimir Belli (ITA) Selle Italia a 5min31s
6- Tom Danielson (EUA) Discovery a 5min38s
7- Manuel Beltrán (ESP) Discovery a 6min36s
8- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas a 6min37s
9- Victor Hugo Peña (COL) Phonak a 6min54s
10- Damiano Cunego (ITA) Lampre m.t.