Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Omar Fraile leva a 11ª etapa e Dumoulin segue líder

Foto: Divulgação

O espanhol Omar Fraile (Dimension Data) venceu nesta quarta-feira (17) a 11ª etapa do 100º Giro d’Italia, disputada em 161 km entre Firenze e Bagno di Romagna. Fraile conquistou a vitória no sprint final em meio a um grupo de quatro escapados, superando o português Rui Costa (UAE Team Emirates) e o francês Pierre Rolland (Cannondale-Drapac), segundo e terceiro colocados, respectivamente. 

Com percurso de média montanha, a etapa rainha começou com várias fugas. Por volta do km 50, o pelotão estava dividido entre o grupo do maglia rosa, outros dois perseguidores e a dupla de ciclistas formada pelos espanhóis Omar Fraile e Mikel Landa (Sky), na liderança. Ambos foram pegos pelos perseguidores no começo da subida do Fumaiolo, última montanha da etapa, a cerca de 40 km da meta.

Formou-se então um grupo de 12 ciclistas, com novas tentativas de fuga. Delas partiram escapados Fraile e Pierre Rolland, que foram os primeiros a chegar ao topo do Fumaiolo. Ambos seguiram sozinhos com uma pequena vantagem de 20seg para o primeiro grupo de perseguidores faltando 15 km para a meta. Dentre os perseguidores, houve um ataque de Rui Costa, que conseguiu se juntar à dupla da ponta a menos de 10 km para a chegada. A cerca de 1 km do final, o estoniano Tanel Kangert (Astana) também se juntou aos líderes, já ameaçados pela proximidade do grupo de perseguidores. O grupo quase acabou com a festa do quarteto, mas no sprint final prevaleceu a estrela do espanhol, que conquistou sua primeira vitória no 100º Giro d’Italia. 

 

Leia mais

Ciclista russo perde controle da bike no CRI e vai parar na rede de proteção

Nairo Quintana vence em Blockhaus e assume a maglia rosa

Izaguirre vence a 8ª etapa e Jungels segue líder do 100º Giro d’Italia

 

No grupo do maglia rosa, o italiano Vicenzo Nibali (Bahrain-Merida) bem que tentou atacar, mas o colombiano Nairo Quintana (Movistar) tratou de anular seu oponente. Terminada a etapa, não houve grandes mudanças no topo da classificação geral, ainda liderada pelo holandês Tom Dumoulin (Sunweb). Apenas o costarriquenho Andrey Amador (Movistar) conseguiu galgar algumas posições, ocupando agora o sexto lugar, depois de terminar a etapa junto ao grupo dos perseguidores.

Nesta quinta-feira (17), Dumoulin vestirá a maglia rosa pelo segundo dia consecutivo na competição, quando o pelotão irá encarar a 12ª etapa, com 229 km, entre Forlì e Reggio Emilia. Trata-se de um percurso plano em sua maior parte, porém com duas subidas categorizadas na primeira parte (Colla di Casaglia e Valico Appenninico), mesmo assim propícia a uma decisão entre sprinters no final.

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação da etapa 

1. Omar Fraile (ESP/Dimension Data) – 4h23min14
2. Rui Alberto Costa (POR/UAE Team Emirates) – idem 
3. Pierre Rolland (FRA/Cannondale-Drapac) – idem 
4. Tanel Kangert (EST/Astana) – idem 
5. Giovanni Visconti (ITA/Bahrain-Merida) – idem 
6. Ben Hermans (BEL/BMC Racing) – idem 
7. Dario Cataldo (ITA/Astana) – idem 
8. Simone Petilli (ITA/UAE Team Emirates) – idem 
9. Maxime Monfort (BEL/Lotto-Soudal) – idem 
10. Laurens De Plus (BEL/Quick Step) – idem 

 

Classificação geral 

1. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – 47h22min07
2. Nairo Quintana (COL/Movistar) – a 2min23
3. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 2min38
4. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 2min40
5. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – a 2min47
6. Andrey Amador (RCR/Movistar) – a 3min05
7. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – a 3min56
8. Tanel Kangert (EST/Astana) – a 3min59
9. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 4min05
10. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 4min17

 

Confira aqui a classificação completa. 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!