Piepoli vence chuva, frio e a etapa

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

Desafiando terríveis condições meteorológicas, o escalador italiano Leonardo Piepoli (Saunier Duval) venceu a 17ª etapa do Giro d´Italia, disputada nesta quarta-feira. Foi sua segunda vitória de etapa no Giro deste ano. Ivan Basso (CSC) terminou em segundo e ampliou sua margem em relação aos adversários. O espanhol José Enrique Gutiérrez (Phonak) continua em segundo lugar na geral e Gilberto Simoni (Saunier Duval) tomou o terceiro posto de Paolo Savoldelli (Discovery).

O frio, a neblina e a chuva obrigaram os organizadores a alterar parte do percurso de hoje. O Monte Ebre foi excluído e a chegada, que aconteceria no alto de Plan de Corones, com rampas superiores a 20% de declividade, foi descartada. A meta foi colocada 5 km antes, em Passo di Furcia. Com isso a etapa teve menos subidas do que estava previsto e não superou os 120 km de extensão.

Poucos km depois da largada, dois ciclistas se destacaram do pelotão: o italiano Dario Cioni (Liquigas) e o francês Benoit Polivet (Crédit Agricole). Nunca acumularam grande vantagem e foram neutralizados pouco depois do começo da escalada da única dificuldade do dia, o Furcia. O primeiro a ficar para trás foi Danilo Di Luca. Na frente do pelotão, quatro ciclistas se destacaram: Basso, o mexicano Julio César Pérez Cuapio (Ceramica Panaria), Gutiérrez e Piepoli. Impuseram um ritmo que os outros concorrentes não foram capazes de seguir. Gutiérrez tentou se descolar do grupo, mas não conseguiu. Foi então que Piepoli resolveu partir para o tudo ou nada, levando Basso em sua roda, e conquistou a vitória. Gutiérrez foi o terceiro e reforçou o segundo posto na classificação geral. Nos últimos hectômetros, Franco Pellizotti (Liquigas) roubou o quarto posto de Cuapio.
A etapa desta quinta-feira, entre Sillian e Gemona del Friuli (210 km) não tem montanhas terríveis, mas os acidentes topográficos devem fragmentar o pelotão. É provável que a vitória fique com algum outsider corajoso, que nada tenha a perder.

Classificação da 17ª etapa do Giro d`Italia 2006 – Termeno/Tramin–Plan de Corones/Kronplatz, com 133 km:
1- Leonardo Piepoli (ITA) Saunier Duval 3h21min26s
2- Ivan Basso (ITA) CSC m.t.
3- José E. Gutierrez Cataluna (ESP) Phonak a 15s
4- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas a 19s
5- Julio Alberto Perez Cuapio (MEX) Ceramica Panaria a 28s
6- John Gadret (FRA) AG2R a 37s
7- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 41s
8- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval a 48s
9- Sergio Ghisalberti (ITA) Milram a 58s
10- Giampaolo Caruso (ITA) Liberty Seguros m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de dezessete etapas:

1- Ivan Basso (ITA) CSC
2- José E. Gutiérrez (ESP) Phonak a 5min51s
3- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval a 10min34s
4- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery Channel a 10min58s
5- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas a 12min30s