Piepoli vence etapa, Basso reforça liderança

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ e LEANDRO BITTAR

O escalador italiano Leonardo Piepoli, 34, da Sunier Duval, venceu neste sábado a 13ª etapa do Giro d´Italia, disputada entre Alessandria e La Thuile (218 km). Foi a primeira vitória do veterano ciclista na prova italiana em sua carreira. Ivan Basso (CSC) chegou em segundo e consolidou sua posição de líder na classificação geral. As duas grandes atrações do dia foram a longa e duríssima ascensão do Colle San Carlo, de 1.951 metros de altura, e a posterior descida de 8 km em terreno sinuoso, que a chuva tornou ainda mais perigosa, pouco antes da linha de meta. Paolo Savoldelli (Discovery) não conseguiu acompanhar Basso na subida, perdeu cerca de dois minutos em relação ao detentor da maglia rosa e, apesar de continuar em terceiro na classificação geral, viu diminuírem drasticamente suas chances de vencer o Giro, que termina no dia 28.

Antes da subida do San Carlo, um grupo de ciclistas se destacou do pelotão: o espanhol Cayetano Juliá (Illes Balears), o alemão Christian Knee (Milram), os franceses Olivier Bonnaire (Bouygues) e Benoit Poilvet (Crédit Agricole), o colombiano José Iván Serpa (Selle Italia) e o italiano Marzio Bruseghin (Lampre). Os escapados chegaram a ter em tono de três minutos de vantagem em relação aos perseguidores. Quando começou a subida, vários ataques desarticularam o pelotão. José Rujano (Selle Itália) e Carlos Sastre (CSC) foram os primeiros a atacar. Paolo Savoldelli foi o primeiro a ficar para trás. Na frente, os seis escapados perderam rapidamente a vantagem, sendo engolidos pelos atacantes que vinham do pelotão. A 13 km da meta, no trecho mais duro da subida, Ivan Basso acelerou e só foi seguido por Leonardo Piepoli, que não tem mais chances de vitória na classificação geral e buscava o triunfo na etapa. Na descida, Piepoli abriu vantagem sobre Basso, que tomava cada curva com extrema precaução, e venceu com 43 s de vantagem. Basso é mais líder do que nunca. Outro que se deu bem neste sábado foi o espanhol José Enrique Gutiérrez (Phonak), que chegou a 1min19s de Piepoli e reforçou sua segunda posição na classificação geral.

A etapa deste domingo, de 223 km entre Aosta e Domodossola começa com uma subida que é um convite a tentativas de fuga. A cerca de 60 km da meta há a subida do Sempione, de 2.005 metros de altitude. Será, sem dúvida, uma etapa movimentada e cheia de emoções.

Classificação da 13ª etapa do Giro d`Italia 2006 – Alessandria – La Thuile, com 218 km:

1- Leonardo Piepoli (ITA) Saunier Duval 5h21min12s
2- Ivan Basso (ITA) CSC a 44s
3- José E. Gutiérrez (ESP) Phonak a 1min19s
4- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval m.t.
5- Michele Scarponi (ITA) Liberty a 2min08s
6- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas m.t.
7- John Gadret (FRA) AG2R a 2min12s
8- Julio Alberto Cuapio (MEX) Ceramica Panaria a 2min17s
9- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 2min36s
10- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de treze etapas:
1- Ivan Basso (ITA) CSC 49h53min36s
2- José E. Gutiérrez (ESP) Phonak a 3min27s
3- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 5min30s
4- Wladimir Belli (ITA) Selle Italia a 7min35s
5- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval 8min
6- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas a 8min14s
7- Tom Danielson (EUA) Discovery a 8min35s
8- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 8min58s
9- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas a 10min36s
10- Victor Hugo Peña (COL) Phonak a 11min12s