Bicicletadas em prol das ciclovias paulistanas

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Na última quinta-feira (19/03), a justiça acatou o pedido de liminar do Ministério Público de São Paulo e determinou a paralisação das obras das ciclovias da capital paulista, com exceção da Avenida Paulista. Em resposta, cerca de 300 ciclistas fizeram uma pedalada no mesmo dia, à noite, na Avenida Paulista, para protestar contra a decisão. Mas, o movimento não acaba aí. Está marcado uma grande pedalada em São Paulo e em mais sete cidades brasileiras e uma em Munique, na Alemanha, para a próxima sexta-feira (27).

Organizada pelo movimento Bicicletada, a pedalada do dia 27 já tem 3.100 pessoas confirmadas em São Paulo no evento criado no Facebook e pretende exigir o fim da liminar contra as ciclovias paulistanas. As outras cidades brasileiras que participarão do movimento são: Campo Grande (MS), Recife (PE), Florianópolis (SC), Natal (RN), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Além disso, está circulando um abaixo-assinado online contra a decisão judicial, que já conta com mais de 19 mil assinaturas (a meta é chegar aos 20 mil).

leiamais-cinza-novo
iconezinho  SALVADOR TERÁ 24HS DE VIRADA CICLÍSTICA

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também reagiu à liminar sobre as obras do sistema cicloviário. Ele disse, em entrevista concedida ao portal da prefeitura, que não precisou ser feito um estudo de impacto do trânsito porque não houve retirada de faixas destinadas aos carros. Mas, que enviará os estudos realizados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sobre outras questões das vias. Além disso, ele lembrou que 90% das ciclovias foram feitas em canteiros ou em vagas de estacionamentos públicos, que, segundo dados da CET, pioram o trânsito.

(Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo e Atos pelas ciclovias)