Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como conviver em ciclovias compartilhadas

Nem tudo é do jeito que gostaríamos na hora de pedalar por nossas cidades. Muitas vezes não há ciclovias, e é preciso ter muita destreza para circular pelas ruas. Em alguns casos, existem ciclovias compartilhadas, em que os ciclistas dividem espaço com pedestres.

Nas ciclovias compartilhadas é importante prestar (ainda mais) atenção durante o pedal para evitar acidentes. Lembre-se das suas responsabilidades enquanto ciclista.

Como pedalar na ciclovia compartilhada:

  • A prioridade é do pedestre. “O mais forte (ou rápido) cuida do mais fraco”: É responsabilidade do ciclista evitar colisões com os pedestres. 

  • Sinalização é tudo. Como na rua ou em ciclovias exclusivas para bikes, é muito importante sinalizar amplamente antes de realizar movimentos. Indicar com as mãos uma parada, curva ou mudança de faixa é algo simples de fazer e que pode evitar choques e más surpresas.

  • Respeite os limites de velocidade. Ciclovia não é velódromo: há outros ciclistas e pedestres (além de crianças e cachorros) na pista. Mantenha velocidade controlada – você precisa ser capaz de frear e desviar de obstáculos com segurança.

  • Mantenha a direita. Dê espaço para que outras pessoas possam te ultrapassar com segurança.

  •  Não force a ultrapassagem. Só ultrapasse quando houver espaço adequado. Se um pedestre está na sua frente e há outra bike vindo na pista contrária, é você quem deve esperar. Não force a ultrapassagem – isso põe todos em risco.

Leia mais

6 jeitos de estragar seu pedal até o trabalho

Multas para ciclistas e pedestres são regulamentadas

6 receitas de barrinhas para ter energia

Pedestres nas ciclovias:

Nas ciclovias compartilhadas, o pedestre também tem que fazer sua parte:

  • Mantenha-se alerta. A ciclovia é um espaço de deslocamento compartilhado, não um parque. 

  • Cuidado com o seu cachorro. Muitas vezes os bichos são atraídos por objetos em movimento, e podem atrapalhar o tráfego de bikes, além de poder oferecer perigo e/ou ser atropelados.

  • Evite usar fones de ouvido. Se for escutar música, faça com o volume mais baixo – assim é possível escutar alertas e campainhas avisando que um ciclista está se aproximando.

  • Evite andar em grupo ou de mãos dadas com o seu parceiro. A pista é de todos e é preciso  usar o espaço com consciência. 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!