Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Pedalar na chuva: seis dicas para driblar o mau tempo

Foto: Shutterstock

Adotar a bicicleta como meio de transporte pode ser especialmente desafiador em épocas de chuva. Em grande parte do Brasil, a temporada de calor é acompanhada pelo aumento da precipitação, mas há medidas simples que te ajudam a driblar esse empecilho e pedalar na chuva sem maiores problemas. Listamos seis dicas para você seguir tranquilo com sua bike mesmo quando houver nuvens escuras no horizonte.

Mochila impermeável
Talvez o principal trunfo de quem adota a bicicleta como meio de transporte é ter uma mochila impermeável. Ela garante que seus pertences cheguem secos mesmo se você tiver o azar de pegar chuva no meio do caminho. Há marcas nacionais e internacionais com modelos projetados especialmente para ciclistas.

Muda de roupa
Outro fator importante é ter uma troca completa de roupas secas e limpas na mala, inclusive meias e peças de baixo. Se a mochila for impermeável, só isso basta. Se não, mantenha a muda dentro de uma sacola plástica para impedir que a água atinja suas roupas quando pedalar na chuva.

Sacos herméticos
Ter à mão pequenos sacos com fecho hermético pode salvar seus principais pertences. Se for pedalar na chuva, especialmente forte, coloque celular e carteira dentro de um saquinho. Mesmo que calça e mochila fiquem encharcados, ele deve manter suas coisas secas e salvas.

 

Leia mais

Musculação para ciclistas: 10 exercícios para pedalar melhor

Curitiba projeta ciclovia que gera energia

Ciclistas de SP aguardam o Woole, o Waze das bikes

 

Capa de chuva
Um poncho impermeável é outra maneira efetiva de contornar os possíveis danos causados pela chuva. Esse tipo de capa geralmente pode ser dobrado e guardado na mochila sem ocupar grande volume.

Previsão do tempo
Grandes banhos em cima da bicicleta podem ser evitados com pequenas alterações nos horários de transporte. No verão brasileiro, a chuva costuma ocorrer no fim da tarde, ser intensa e de curta duração. Se possível, espere a pancada do dia para sair do trabalho ou vá embora enquanto o céu estiver limpo.

Plástico filme
Para manter pés secos debaixo de chuva, enrole-os com plástico filme depois de calçar meia e tênis. Aplique o revestimento até o começo da canela para evitar que a água que escorra pelas pernas e chegue aos pés.

PS: não deixe de conferir dicas de acessórios úteis para o seu pedal em nosso Guia de Produtos!

 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

Compartilhe por email!