Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dispositivo usa ondas de rádio para alertar motoristas sobre ciclistas

A grande maioria dos ciclistas que utilizam suas bicicletas diariamente para se deslocar até seus compromissos ou mesmo em seus momentos de lazer convivem com o risco de atropelamento. Pensando em manter uma convivência pacífica entre motoristas e ciclistas, a agência de publicidade Isobar Brasil e o laboratório de inovação BSB Fab Lab, de Brasília, desenvolveram o Safety Bike Radio, um dispositivo que alerta quem está no volante sobre a presença de bicicletas em um raio de até 30 metros.

O dispositivo portátil foi desenvolvido para causar interferência nas ondas de rádio, notificando ao motorista que o ciclista está próximo, com mensagens pré-gravadas como “Ciclistas ao redor, mantenha uma distância segura” ou “ciclistas à frente”. O projeto contou com parceria da rádio 98FM, de Belo Horizonte (MG), que viabilizou e testou o aparelho, além de iniciar uma campanha para incentivar outras rádios do País a adotarem a ideia.  

O Safety Bike Radio possui licença gratuita, de modo que qualquer ciclista pode construir seu dispositivo adquirindo o material necessário pelo custo de R$ 110. O material compreende uma plataforma de programação de código aberto (Arduino), algumas peças eletrônicas e uma garrafinha d´água. Confira abaixo o vídeo de apresentação e mais informações no site do Safety Bike Radio.

 

Leia mais

Chris Froome é atropelado “de propósito” na França, mas passa bem

Espanhol faz ensaio com ciclistas nus para expor fragilidade no trânsito

Como evitar acidente com ciclistas ao abrir a porta do carro

 

 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

Compartilhe por email!