Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

YoBike: compartilhamento sem estação fixa é lançado na Inglaterra

A cidade inglesa de Bristol conta desde a última semana com uma novidade que pode mudar a relação de seus habitantes com o transporte: um sistema de compartilhamento de bicicleta sem estações fixas. Com o YoBike, é possível utilizar uma magrela compartilhada sem precisar devolvê-la em um local pré-determinado.

O sistema, desenvolvido por uma empresa chinesa de tecnologia, utiliza um GPS instalado em cada bicicleta para indicar ao usuário qual a mais perto de sua localização. Chegando lá, basta escanear o QR code presente na bike para que o cadeado integrado à roda se abra. Após o uso, é só deixá-la trancada em qualquer lugar dentro do raio de cobertura da iniciativa.

A ideia do sistema é minimizar um problema comum de sistemas de compartilhamento: estações sem bicicletas para serem retiradas ou lotadas, impedindo que usuários devolvam a bike. A ideia foi inspirada em um sistema de compartilhamento de carros já popular na Europa e na Ásia.

 

Leia mais

Los Angeles paga indenização milionária por ciclista morto

Designer holandês cria bicicleta purificadora de ar

Menino de 9 anos pedala de Londres a Paris em 3 dias

 

No YoBike em Bristol, usar a bicicleta por uma hora custa uma libra. Por 24 horas, cinco libras. Também é possível fazer uma assinatura anual ao custo de 39 libras, ganhando permissão para usar a magrela em duas sessões de uma hora a cada dia.

O YoBike já conta com 300 bicicletas em Bristol e deve aumentar o número para 500 até o fim de junho. A empresa firmou parceria com uma ONG da cidade para realizar a manutenção das bikes.

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

Compartilhe por email!
[i]
[i]