Thiago Lemos/Pedal.com.brFoto: Thiago Lemos/Pedal.com.br

CIMTB Levorin: Henrique Avancini é tetracampeão em Araxá

Atualizado em 06 de março de 2017
Mais em Mountain Bike

A temporada 2017 da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB Levorin) teve início no último final de semana com a realização da primeira etapa em Araxá (MG), marcada por uma disputa acirrada entre Brasil e Argentina. No masculino, o destaque foi o brasileiro Henrique Avancini, que se recuperou na prova final e conquistou o seu quarto título consecutivo na competição. Já no feminino quem se deu bem foi a argentina Agustina Apaza, que levou para casa mais um título da CIMTB Levorin (já havia sido campeã da etapa de São João del-Rei, em 2015). 

Na elite masculina, a disputa começou favorável aos hermanos. Na sexta-feira (3), o argentino Catriel Soto venceu o contrarrelógio e assumiu de início a dianteira na classificação geral. Já no sábado (4), na disputa do short track (XXC), Avancini se manteve à frente do pelotão principal em boa parte da prova, ao lado do holandês Hans Becking, mas nas voltas finais o argentino Catriel Soto acabou se impondo, conquistando a vitória e ampliando sua vantagem na geral. 

 

 

Mas a decisão ficou mesmo para a prova do cross country olímpico (XCO), no domingo (5), marcada pela recuperação de Avancini, que terminou a disputa na primeira posição, com o tempo de 1h21min27, resultado que lhe rendeu a liderança na classificação geral e o quarto título seguido na competição. “Estou muito feliz por segurar o título e com a condição que eu estou agora. Essa foi a edição mais empolgante de todos os tempos, a galera me empurrou muito e essa vitoria é pra toda torcida”, disse o brasileiro. Catriel Soto, que liderou até a prova final, ficou feliz com seu desempenho: “Ano passado fiquei em quarto lugar e esse fiquei em segundo, estou muito feliz e espero estar aqui no ano que vem”.

Já na disputa da elite feminina, o domínio foi argentino do início ao fim. Agustina Apaza não tomou conhecimento das suas adversárias e venceu o contrarrelógio, o short track e o cross country olímpico. Destaque positivo para a brasileira Viviane Favery, que mostrou uma excelente evolução em relação ao ano anterior e terminou a somatória geral na segunda colocação – em 2016, ela foi a 12ª. 

A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) – fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020 – e também para o ranking Brasileiro, Mineiro e Paulista. Confira os resultados completos  da etapa de Araxá da CIMTB Levorin 2017