Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Jogo de corpo: aprenda como se posicionar na bike para vencer obstáculos

Dentre as muitas técnicas para superar obstáculos e trilhas desafiadoras num percurso de MTB, o posicionamento correto do corpo sobre a bicicleta e como utilizá-lo em diferentes situações no pedal é um dos fundamentos mais importantes. De nada adianta ter a melhor suspensão ou mountain bike do mercado se o ciclista não souber se posicionar diante de diferentes obstáculos. Assim, pegamos algumas dicas com Pedro Ricciardi, mountain biker com mais de 25 anos de experiência e campeão de inúmeras provas amadoras, como o Big Biker.

Como se posicionar na bicicleta para superar obstáculos

Acionando os freios

Ao acionar os freios, o ciclista é naturalmente projetado para a frente, adotando uma posição desfavorável para sua estabilidade e controle da bike. Por essa razão, o acionamento dos freios deve ocorrer com antecedência, de modo que o ciclista tenha tempo para retornar à sua posição no centro de gravidade antes de transpor o obstáculo.

Trilhas acidentadas

 Nessa situação, o ideal é deixar o corpo relaxado e a bicicleta com mobilidade sob o corpo (solta), mas com uma pegada firme. Escolha a linha mais limpa e evite fazer mudanças bruscas. Ao mudar de direção, faça movimentos pequenos e precisos, sempre mantendo o peso sobre o centro da bike. Melhor transpor os obstáculos por cima do que tentar desviar lateralmente. Utilize braços e pernas como suspensões ao sobrepor pedras e tocos.

 

Leia mais

Exercícios para fazer em casa e fortalecer o corpo para o MTB

Como fazer treinos curtos para provas longas de bike

Dicas para melhorar sua técnica de descida no MTB

 

Areão

Ao deparar com um areão, entre com velocidade, pedalando para não perder a energia (momentum ou embalo), e desloque o peso para trás, deixando a roda da frente mais leve. Assim a roda de trás ganhará tração e a da frente flutuará sobre a areia — enquanto houver velocidade, você não terá dificuldades para pedalar.

Obstáculos maiores

 Antes de encarar grandes pedras ou troncos com velocidade, é importante ganhar confiança e prática. Evite chocar-se contra o obstáculo. Prefira sempre fazer uma transição suave. Ao tentar passar por uma pedra, por exemplo, quando a roda dianteira tocar nela, flexione os braços e traga o guidão para perto do corpo, deixando a roda rolar por cima da pedra. Já quando for passar a roda traseira sobre o obstáculo, flexione as pernas e leve o corpo um pouco para a frente da bike, aliviando assim a roda para subir e passar a pedra. Por fim, volte a esticar as pernas, empurrando a bike contra o chão.

Por Marcos Lembo

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!