Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

MTB na neve entra para o calendário da UCI

Foto: Divulgação

Com o advento das “Fat Bikes”, mountain bikes equipadas com pneus bem mais largos em relação aos tradicionais e especialmente projetadas para terrenos instáveis (como areia fofa), uma modalidade vem ganhando popularidade entre os praticantes do esporte. Trata-se do MTB na neve, que já conta com algumas provas para amadores na Europa. Devido ao sucesso, no entanto, a modalidade também passará a constar no calendário oficial de provas da União Ciclística Internacional (UCI) a partir de 2017.

Isso porque a corrida de MTB na neve disputada no Snow Bike Festival, que acontece desde 2015 nos Alpes Suíços, foi creditada pela UCI como prova Classe 2, passando a ser regida pelo regulamento da entidade, além de contar com premiação em dinheiro e contabilizar pontos para o ranking de MTB. É a primeira prova de MTB na neve oficializada pelo órgão máximo do ciclismo mundial. “Uma corrida UCI na neve! Eu nunca pensei que isso seria possível. Certamente será a mais especial disputa por pontos da UCI que você pode ganhar na Suíça”, declarou o suíço Christoph Sauser, campeão mundial de MTB XCO (Cross-Country Olímpico) em 2008 e detentor do bronze olímpico nos Jogos de Sidney em 2000.

 

Leia mais

Qual a melhor relação de marchas para MTB?

E-MTB’s: das ruas para as montanhas

Downhill até debaixo da terra

 

Realizada no mês de janeiro, durante o inverno europeu, na cidade suíça de Gstaad, a corrida do Snow Bike Festival é disputada em quatro etapas, tendo cada uma entre 25 e 35 km de extensão, e altimetria que varia de 500 a 1.000 metros – com exceção do prólogo, uma etapa de contrarrelógio que acontece no primeiro dia com um percurso menor. O festival também tem como atração a Eliminator Night Race, prova de eliminação disputada num short track onde os competidores largam em pequenos grupos – na qual os participantes da corrida por etapas estão automaticamente inscritos. O evento conta ainda exposição de bikes e acessórios, e terá sua próxima edição realizada entres os dias 19 e 22 de janeiro de 2017.

Confira o vídeo da 1ª etapa da edição deste ano:

 

 

Calendário

Encontre um evento de bike perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!