Pan-Americano de MTB: Brasil é prata

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Mountain Bike

O Brasil começou bem sua participação no Pan-Americano de MTB 2016, que está sendo disputado em Catamarca, na Argentina. Na quinta-feira (31), a equipe formada por José Gabriel, Lucas Sirio, Raiza Goulão e Ricardo Pschiedt conquistou a medalha de prata no Team Relay – prova de revezamento -, que teve a seleção colombiana como campeã e a argentina como vice.

A equipe brasileira começou a disputa do Team Relay com José Gabriel (categoria sub-23) que terminou bem sua participação, deixando o Brasil na quinta posição. Logo em seguida foi à vez de Lucas Sirio (júnior), que conseguiu manter o bom ritmo e levar a equipe para o quarto lugar. Depois foi a vez dos brasileiros que integram a elite. Raiza Goulão foi a primeira a encarar prova e conseguiu conquistar mais um degrau, alcançando o terceiro lugar. Já Ricardo Pschiedt manteve a posição e garantiu terceira colocação para o Brasil. Mas a equipe argentina, que havia conquistado a segunda colocação, acabou sendo punida e perdendo pontos por conta de irregularidades na prova, o que fez com a medalha de prata ficasse com o time brasileiro.

Caso mantenha um bom desempenho no Pan-Americano de MTB, o Brasil poderá conquistar o direito de levar um segundo atleta para a competição masculina dos Jogos do Rio 2016. Isso porque o País ocupa atualmente a 14ª posição no ranking masculino de cross-country da UCI (União Ciclística Internacional), que oferece duas vagas às seleções que se encontram entre a 6ª e a 13ª colocações. Já no feminino a chances são remotas, visto que o Brasil está na 12ª posição e o ranking oferece duas vagas somente às oito primeiras seleções.

O Pan-Americano de MTB continua nesta sexta-feira (01) com as eliminatórias e finais da XCE (cross-country eliminator), além das categorias cadete e máster. No sábado (02) será a vez do festival Infantil e XCO (cross-country olímpico) para as categorias júnior e feminina sub-23. Já no domingo (03) acontece a disputa da elite masculina e feminina do XCO e da categoria sub-23 masculino.